MOMENTO

Académica: Garantida a manutenção, resta à formação conimbricense terminar o campeonato com honra, atingindo a tão almejada meta dos 30 pontos. Para isso, bastará aos «estudantes» alcançarem um ponto, embora José Viterbo tenha garantido que a equipa quer acabar a prova em beleza, batendo um velho rival. Sem vencer há mais de dois meses (vitória caseira frente ao Nacional, 2-1), esta será mesmo a última oportunidade de a Académica conseguir a quinta vitória neste campeonato.

V. Guimarães: Ainda de olhos na quarta posição, a equipa orientada por Rui Vitória desloca-se até Coimbra praticamente na máxima força, tendo em conta que todos os jogadores disponíveis foram chamados para este desafio. Para que a equipa vimaranense consiga alcançar o seu objetivo, terá de bater a Académica e esperar uma derrota do Sp. Braga, em casa, frente ao Vitória de Setúbal.

AUSÊNCIAS

Académica: Makonda, Edgar Salli, Rui Pedro e Marinho (lesionados).

V. Guimarães: não regista ausências.

DISCURSO DIRETO

José Viterbo: «Estamos à espera de um Vitória de Guimarães forte, ainda a lutar pelo quarto lugar da I Liga, ao nível daquilo que nos habitou durante o campeonato, com uma equipa competitiva e com uma organização de jogo bem definida.»

Rui Vitória: «Temos de ter noção clara que temos de ser nós a conquistar os três pontos, para depois não estar aqui a dizer que se tivéssemos ganho podíamos ter lá ido. O Braga não vai estar confortável e nós vamos ficar muito próximos ou em cima. O quinto lugar não será uma deceção.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Em mais de cem jogos entre as duas formações para o campeonato, o V. Guimarães leva uma vantagem em termos do número de triunfos (42 contra 37 da Académica). A Briosa não bate os vitorianos em casa há quase cinco anos, enquanto os últimos triunfos da turma da Cidade-Berço na cidade dos estudantes foram alcançados no ano de 2012, embora já em temporadas diferentes.

EQUIPAS PROVÁVEIS

 
Académica:


Outros convocados: Fábio Santos, Aderlan, Iago, Pedro Nuno, Lucas Mineiro, Cissé, Olascuaga e Diallo.

V. Guimarães:


Outros convocados: Assis, Pedro Correia, Josué, Kadu, Bouba Saré, Joseph Amoah, Bruno Alves, Otávio, Alex, Gui e Jonathan Álvez.