Boavista e Vitória de Guimarães encontram-se neste sábado no Estádio do Bessa, em nova versão de um duelo que tem contornos clássicos no futebol português.

Será um embate a preto e branco, como os tons de ambos os clubes, sem promessas utópicas de cor no espetáculo mas com garantias de intensidade máxima e os dois treinadores - Petit e Sérgio Conceição - a pedir a pele em campo. No fundo, refletindo o que representavam enquanto jogadores.

Acompanhe o jogo EM DIRETO no Maisfutebol.

O MOMENTO:

Boavista:
Os axadrezados não vencem na Liga desde a 5ª jornada, a 20 de setembro, quando marcaram pela última vez na competição. Passaram-se dois meses desde esse triunfo em Coimbra (0-2) e Petit espera que um regresso aos golos na prova corresponda a um regresso à conquista de três pontos. No último fim-de-semana, o Boavista bateu o Operário, do Campeonato de Portugal, pela margem mínima na Taça de Portugal. Agora, um clássico do futebol português.

V. Guimarães:
A um triunfo em Paços de Ferreira, que parecia indiciar a plena retoma vitoriana, seguiu-se uma derrota caseira frente ao Nacional e um hiato na competição, já que a equipa disse adeus à Taça na eliminatória anterior. Sérgio Conceição espera uma resposta positiva, pedindo pele e corpo em campo. Curiosamente, Petit tinha dito algo semelhante na véspera. No fundo, é a imagem dos dois clubes e igualmente dos dois antigos jogadores, agora adversários nos bancos.

AUSÊNCIAS:

Boavista: Tiago Mesquita, Afonso Figueiredo, Carlos Santos e Fábio Ervões lesionados, Henrique e Tengarinha em dúvida.

V. Guimarães: Alex e Assis lesionados.

DISCURSO DIRETO:

Petit: «Criámos sempre oportunidades. Nos últimos jogos que fizemos, com o Benfica nem tanto, críamos muitas oportunidades, mas não as conseguimos concretiza. A qualquer momento a bola vai entrar. Vamos encontrar uma equipa difícil, à imagem do seu treinador, com muita intensidade, com muita agressividade no bom sentido. Espero que a minha equipa possa deixar a pele em campo, porque nestes jogos temos que dar tudo.»

Sérgio Conceição: «Queremos deixar a pele e o corpo. Queremos deixar tudo em campo. Temos de igualar a vontade, a agressividade e a presença que eles têm em todos os duelos e, depois, como equipa, sermos mais fortes, individualmente e coletivamente. O Boavista é uma equipa que, principalmente em casa, é consistente defensivamente, que trabalha muito esse momento do jogo e que é agressiva.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Encontro com grande tradição no futebol português. Foram realizados 98 jogos no campeonato, com ligeiro ascendente para o V. Guimarães: 37 triunfos para os minhotos, 33 para os portuenses, entre 28 empates. O quadro muda quando os jogos são realizados no Estádio do Bessa. Aí, superioridade axadrezada com 20 vitórias em 49 jogos, 20 empates e apenas 9 triunfos do V. Guimarães.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

Boavista:


V. Guimarães: