Com desfechos diferentes nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, Moreirense e Vitória de Guimarães medem forças em mais um dérbi da Cidade Berço, a contar para a 15ª jornada da Liga. Pode acompanhar as incidências do jogo AO MINUTO no Maisfutebol.

MOMENTO:

Moreirense: os pupilos de Sérgio Vieira venceram o Santa Clara na Taça de Portugal, mas apenas nas grandes penalidades depois de uma prestação tímida. Contudo, os Cónegos somam apenas um triunfo na Liga, o novo técnico ainda não conseguiu vencer no campeonato e o Moreirense caiu para o último lugar depois de o Estoril já ter feito a sua parte esta jornada, vencendo o Desp. Aves.

V. Guimarães: três triunfos consecutivos no campeonato conferem o melhor momento da época ao V. Guimarães, mas pelo meio o conjunto de Pedro Martins foi afastado da Liga Europa e na última quinta-feira foi eliminado da Taça de Portugal pelo FC Porto com um resultado desnivelado (4-0). Os vimaranenses venceram os três últimos jogos fora de portas na Liga.

INDISPONÍVEIS

Moreirense: Rafael Costa, Fati e Dramé (lesionados) e Tozé (emprestado pelo V. Guimarães)

V. Guimarães: Pedrão, Vigário, Celis, Wakaso e Hurtado (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Sérgio Vieira (Moreirense): «O nosso grande foco é a vitória. [Um dérbi] é especial e mais especial vai ficar quando ganharmos o jogo. O Vitória de Guimarães luta por objetivos diferentes. Um dérbi prepara-se com grande atitude, grande determinação. Tem de ser assim todos os jogos, mas é verdade que este tem um aspeto especial.»

Pedro Martins (V. Guimarães): «Para a cidade é um jogo diferente, é um dérbi, ainda bem, mantém a chama do futebol. Para nós é um jogo de três pontos, um jogo de grande importância. Temos de estar e vamos estar a um grande nível. Estamos vivos e vamos mostrar isso no campeonato. Se alguém pensar que não estamos vivos está enganado. É um jogo importante em que vamos dizer que temos uma palavra forte a dizer no campeonato».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Vantagem para o V. Guimarães nos oito dérbis do concelho de Guimarães já realizados no Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas. O Vitória soma quatro triunfos em oito jogos, sendo que o Moreirense foi feliz em duas ocasiões, registando-se ainda dois empates. Nas duas últimas temporadas o Vitória saiu de Moreira de Cónegos com dois triunfos, sendo que na época passada valeu ao conjunto de Pedro Martins um golo de Marega.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Moreirense

V. Guimarães