O momento

V. GUIMARÃES: O início de campeonato superou as expectativas, numa equipa que, ano após ano, continua a agarrar-se a talentos que forma e molda na equipa B, antes de lançar às feras. Rui Vitória continua a ser o homem do lema e parece não ter perdido o toque de Midas, a avaliar pelas três vitórias nos três primeiros jogos, sempre com…chapa três.

FC PORTO: Se o Vitória ganha sempre, o FC Porto responde com outro argumento: não só também só vence como ainda não sofreu qualquer golo. E aos três jogos do campeonato pode somar os dois frente ao Lille, no playoff da Champions. A equipa continua a adaptar-se ao padrão que Julen Lopetegui pretende e fá-lo da melhor forma possível: ganhando. Se o fizer em Guimarães isola-se na liderança da Liga. O mesmo é válido para o rival, claro.

As ausências

V. GUIMARÃES: Alex, Moreno, João Amorim e Pedro Correia estão lesionados. Nii Plange cumpre castigo.

FC PORTO: Oliver Torres e Alex Sandro são as principais ausências por lesão. Opare e Helton também ficam de fora, tal como Adrian Lopéz, este por opção técnica.

A palavra dos treinadores

Rui Vitória (V. Guimarães) «Estão reunidos os condimentos para ser um bom jogo, uma tarde bonita à antiga, com a luz do dia a manter-se o jogo inteiro. Vai ser difícil, mas esperamos ganhar. Estamos com os mesmos pontos do Porto, mas se há coisa que temos é racionalidade. Sabemos que adversário vamos ter pela frente. Sabemos que é fortíssimo, que está a trabalhar bem, foi buscar jogadores com muita qualidade do topo da Europa. Mas não nos vai tirar vontade de lutar e de ganhar.»

Julen Lopetegui (FC Porto) «Vamos pensar exclusivamente na partida em Guimarães. O jogo para a Champions, com o BATE Borisov, é só depois. O adversário é importante, num momento de forma que também é excelente. Tem um ambiente muito hostil para o adversário e muito bom para a sua equipa. Será um jogo tremendamente exigente e que nos vai obrigar a aterrar rapidamente.»

Outros confrontos

Este é um dos clássicos do futebol português. Será o jogo número 70 entre estas duas equipas para a Liga, em Guimarães. O FC Porto venceu 33 e o Vitória 15. Registaram-se 21 empates, o último na temporada passada (2-2), que ditou, de resto, a saída de Paulo Fonseca do comando técnico do FC Porto. A última vitória caseira, em jogos da Liga, aconteceu já em 2001, por 2-0, com golos de Marco Couto e Nuno Assis.

Equipas prováveis:

V. GUIMARÃES



Outros convocados: Assis, Josué, Chemman, Bruno Alves, Saré, Gui, Knezevic e Jonathan Álvez

FC PORTO



Outros convocados: Andrés Fernandez, Marcano, Quintero, Tello, Evandro, Ricardo e Aboubakar.