Jogo grande este sábado no D. Afonso Henriques, entre o terceiro e o quarto classificado da época passada. A meio de uma eliminatória europeia em que não conseguiram o resultado pretendido, os leões jogam na Cidade Berço diante de um Vitória intermitente neste arranque de época. Embate entre dois conjuntos a precisar de vitamina: siga-o AO MINUTO no Maisfutebol.

MOMENTO
V. Guimarães:
o conjunto de Pedro Martins oscilou entre momentos de futebol atrativo e erros individuais que custaram duas derrotas nos três jogos oficiais já realizados. Os vimaranenses perderam a Supertaça diante do Benfica (3-1), reagiram na primeira jornada ao bater o Desp. Chaves num jogo em que ameaçaram um resultado desnivelado (3-2), mas não deram seguimento às boas indicações e foram derrotados pelo Estoril na última jornada (3-0).

Sporting: três jogos oficiais, três golos marcados e nenhum sofrido. Os leões começaram a época prometendo uma equipa estável ao vencer com personalidade nas Aves (0-2). Seguiu-se, contudo, um triunfo tirado a ferros com um penálti nos últimos minutos na receção ao V. Setúbal (1-0) e um empate sem golos com o Steaua de Bucareste na Pré-eliminatória da Liga dos Campeões. A meio de uma importante eliminatória europeia a equipa de Alvalade joga no D. Afonso Henriques a precisar de confiança.

INDISPONÍVEIS:
V. Guimarães: Francisco Ramos e Moreno (lesionados), Konan (condicionado) e Josué e Vigário (castigados);

Sporting: William Carvalho (lesionado);

DISCURSO DIRETO
Pedro Martins (V. Guimarães):
«Estamos bem, confiantes, apesar do desaire. Amanhã vamos dar uma boa resposta e vamos estar mais próximos do nosso valor. Se avaliarmos o que foi o último jogo com o Estoril, em termos de qualidade de jogo aquilo que se passou não corresponde ao resultado. Queremos é pontos, vencer. É com essa perspetiva que vamos encarar este jogo, sabendo que com qualidade estaremos mais próximos de vencer do que de perder».

Jorge Jesus (Sporting): «Se uma época ficasse decidida em dois jogos era fantástico. Temos uma caminhada muito grande para percorrer e estes dois jogos não vão condicionar em nada a época. O meu pensamento é ganhar os dois, mas não justifica nada em relação à época. Estamos neste campeonato, que é o título que mais desejamos, e o foco número um é o jogo em Guimarães».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Domínio da equipa de Alvalade no que às deslocações ao D. Afonso Henriques diz respeito. Num total de 81 jogos entre os dois emblemas o Sporting soma 41 triunfos contra apenas 17 dos vimaranenses, registando-se ainda 23 empates. Os dois últimos embates entre os dois emblemas na Cidade Berço resultaram em dois empates, o último dos quais com o Vitória a anular de forma estonteante uma vantagem de três golos

EQUIPAS PROVÁVEIS

V. Guimarães

Sporting