(artigo original criado às 21h08)

O Irtysh Pavlodar, equipa cazaque onde milita o português Carlos Fonseca, apurou-se para a 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa.

Depois do triunfo por 1-0 no jogo da 1.ª mão, em casa sobre búlgaros do Dunav 2010, novo triunfo, agora por 2-0 e novamente com Carlos Fonseca a titular.

Num dia em que se jogaram cerca de meia centena de jogos a contar para a segunda competição de clubes da Europa, estiveram em ação mais portugueses, que acabaram por se despedir precocemente da prova.

Foi o caso de Amâncio Fortes, titular na derrota caseira dos moldavos do Dacia Chisinau por 4-0 com o macedónios do Shkendija, que já tinham levado a melhor na 1.ª mão por 3-0.

Quem também disse adeus à Liga Europa foi Valdo Alhinho. O jogador foi titular no meio-campo do Jelgava na derrota em casa com os húngaros do Ferencvaros por 1-0. Refira-se que a equipa da Letónia já tinha perdido o primeiro jogo por 2-0.

Dia negativo também para os eslovenos do Olimpija Ljubljana de Ricardo Alves (médio português não foi utilizado), que não só não conseguiram recuperar de uma derrota na casa dos finlandeses do VPS como foram novamente vergados a uma derrota pelos mesmos números.

Destaque ainda para a confirmação da eliminação do Lincoln Red Imps (Gibraltar) de Bernardo Lopes. Depois da derrota por 5-0 em casa dos cipriotas do AEK Larnaca, o clube de Gibraltar conseguiu empatar a um golo no Estádio Algarve.

Sp. Braga e Marítimo serão os primeiros clubes portugueses a entrar nesta competição, mas apenas a partir da terceira pré-eliminatória, cujo sorteio está marcado para 14 de julho.

Todos os resultados de quinta-feira da 1.ª pré-eliminatória da Liga Europa

Leia também:

AEL Limassol de Bruno Baltazar volta a golear