Manuel Machado quer que o V. Guimarães termine entre os cinco primeiros classificados da Liga portuguesa, para que o calendário da próxima temporada possa ser mais favorável, no que diz respeito às pré-eliminatórias da Liga Europa. O técnico vitoriano tinha dito que era igual ser «quinto ou 12º classificado», mas agora corrigiu o discurso.

«Da última vez falei num contexto de uma regulamentação que foi modificada dois ou três dias depois. A alteração tem que ver com o facto de, em vez de cinco, serem seis os clubes participantes nas competições europeias, pelo que ser quinto classificado não é o mesmo que ser finalista da Taça vencido ou vencedor, porque projecta a equipa para pré-eliminatórias da Liga Europa em tempos diferentes», frisou, na conferência de imprensa de antevisão do encontro com o Paços de Ferreira, na próxima sexta-feira.

A intenção do técnico é triunfar na Capital do Móvel, para que o objectivo quinto lugar fique mais vivo. «Vamos ter as dificuldades normais diante de uma equipa que tem feito uma campanha muito igual à do Vitória de Guimarães. Ainda recentemente assistimos a um bom jogo do Paços de Ferreira com o Benfica, na final da Taça da Liga, parece-me que está igual à sua melhor fase», analisou o treinador.

Assim sendo, Machado pede união para que se consiga o objectivo traçado e a época valha por mais do que a carreira na Taça. «Há vantagem em ser quinto classificado. Cabe agora à equipa fazer algo mais do que ser finalista da Taça de Portugal - ou vencê-la, ou alcançar a melhor classificação dentro dos cinco primeiros», resumiu.

Manuel Machado deixou ainda em aberto a possibilidade de João Alves recuperar a tempo da final da Taça, marcada para 22 de Maio. «Se as coisas correrem normalmente e o João der uma boa resposta, pode alargar o leque de opções para esse jogo», assumiu.