Frederico Varandas, o responsável clínico do Sporting, falou nesta sexta-feira aos jornalistas sobre Izmailov. Quis esclarecer «notícias erradas», por sua iniciativa, e disse que em dois períodos desta época o russo se queixou de dores, sem que o departamento médico detectasse qualquer lesão.

«Desde que entrei no futebol profissional e assumi a direção clínica do Sporting sempre mantive discrição e recato. Acima de tudo pela dignidade dos atletas e pelos atletas que represento. O quadro clínico não deve ser exposto na comunicação social. Mas para toda a regra existe excepção. Perante notícias erradas na comunicação social tem de se falar», começou.

«Izmailov estava parado há um ano e meio e foi acordado que iria ser operado ao joelho direito nos EUA. Dissemos a atleta e empresário que seria um erro e que devia ser operado única e exclusivamente pelo Sporting. Em outubro de 2011 foi operado aos dois joelhos. Jogou com regularidade e após quatro anos foi convocado pela seleção russa, onde passou nos exames médicos», prossegue.

Depois, a situação da primeira metade da temporada. «Nesta época, voltou a estar indisponível. De 21 de julho a 20 de agosto de 2012 queixou-se de lomblagia. De 9 novembro a 8 dezembro esteve parado, devido a uma lesão no ligamento lateral interno com evidência nos exames complementares. De 13 de desembro a 5 janeiro queixou-se de nova lomblagia, com exames feitos. Esteve dois meses parado por queixas de lombalgia.»

«Quando tenho um jogador que apresenta dor, a dor é um parâmetro subjetivo. Ao ter dor, temos de investigar. Fizemos exames complementares, veio sem alteração. O jogador ia para treino, mas por ter dores abanadonava o treino», explica.

Frederico Varandas diz que, do seu ponto de vista, o russo é um jogador apto: «Abandonou o Sporting a 8 de janeiro de 2013. Também passou exames no FC Porto e jogou pelo FC Porto. «Estas são as ocorrências objetivas. O que posso dizer é que quando ele sai do Sporting tenho 100 por cento de certeza que está disponível para jogar futebol.»