O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) russos considera que a exclusão do país dos Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang 2018, decretada pelo Comité Olímpico Internacional (COI), é uma campanha estabelecida com o intuito de retirar a Rússia do desporto mundial.

O COI, nesta terça-feira, afastou a Rússia da competição, na sequência do sistema de dopagem institucionalizado no país. Os desportistas podem, ainda assim, competir na Coreia do Sul sob a bandeira olímpica.

«Esta é uma campanha mediática que começou antes de Sochi2014. Mas agora não é apenas mediática, mas uma campanha direta para expulsar a Rússia do desporto mundial», referiu a porta-voz do MNE, María Zajárova, em conferência de imprensa.

«Vejam a enorme quantidade de desportistas de diferentes países desclassificados por doping, inclusivamente nos Jogos Olímpicos. Por acaso, houve alguma decisão semelhante? Não houve», acrescentou ainda.

María Zajárova criticou igualmente a promoção de cerimónias especiais em Pyeongchang 2018 para a herança das medalhas conquistadas por atletas de nacionalidade russa em Sochi 2014, suspensos por doping.