A judoca portuguesa Joana Ramos classificou-se nesta sexta-feira em segundo lugar nos -52 kg do Grand Prix de Zagreb só perdendo na final para a francesa Annabelle Euranie.

Joana Ramos que já tinha sido advertida no combate, acabou por ser imobilizada no chão a 46 segundos do fim, o que permitiu à francesa marcar ippon e chegar à medalha de ouro.

A portuguesa assegura em Zagreb 180 pontos para o ranking internacional, o que lhe deve garantir uma subida do lugar 38 para cerca do 25º lugar, isto quando os resultados já valem para a qualificação olímpica - os pontos de Zagreb ainda irão valer em 2016, a 50 por cento, como escreve a Lusa.

Para Joana Ramos, este é o melhor resultado da carreira, a par das medalhas de prata nos Grand Prix de Dusseldorf e Moscovo, ambas em 2010.

A vencedora Annabelle Euranie é uma judoca bastante experiente, que já foi campeã da Europa em 2003, tendo-se retirado em 2007. A francesa voltou há dois anos com resultados crescentemente positivos: este ano já ganhou em Baku e ocupa o 12º lugar do ranking mundial.

Na caminhada para a final, Joana Ramos derrotou a ucraniana Mariia Buiok (Wazari), a israelita Roni Schwartz (Wazari e Yuko), a italiana Odette Giuffrida (Wazari) e ainda a cotada belga Ilse Heylen (Ippon).

Nesta sexta-feira competiram também Sergiu Oleinic e Diogo César, nos -66 kg, com resultados mais fracos.

César perdeu no primeiro combate, yuko ante o francês Adrien Bourguignon. Oleinic fez quatro combates - ganhou ao húngaro Zsolt Gorjanacz (ippon) e ao holandês Degen junior (shido), perdeu com o turco Sinan Sandal (ippon) e com o esloveno Andraz Jereb (yuko).