Um lançamento do espanhol Marc Gasol a sete décimos de segundo do final deu esta madrugada o triunfo aos Memphis Grizzlies frente os San Antonio Spurs (110-108), na primeira ronda dos play-offs da NBA. O resultado iguala de novo confronto entre as duas equipas (2-2)

Os Grizzlies desperdiçaram uma vantagem de 10 pontos nos últimos oito minutos e tiveram 23 perdas de bola, que os Spurs transformaram em 31 pontos. Mike Conley conseguiu um novo recorde de pontos da equipa local nos play-offs, ao marcar 35 pontos, com Gasol a acrescentar 16 pontos e 12 ressaltos.

Do lado dos Spurs, Kawhi Leonard conseguiu uma melhor marca pessoal na segunda fase da NBA, com 43 pontos, que, contudo, não impediram nova derrota dos texanos, que na terça-feira têm nova oportunidade para se colocarem na frente ao jogarem perante o seu público.

Igualmente no Oeste, os Golden State Warriors, melhor equipa da fase regular, aumentaram para 3-0 a vantagem sobre os Portland Trail Blazers, ao vencerem fora por 119-113.

Nos finalistas vencidos da última temporada, que não tiveram o treinador Steve Kerr no banco, devido a doença, destaque para os 34 pontos de Stephen Curry e para os 24 de Klay Thompson, numa partida em que a equipa de Oakland chegou a estar a perder por 17 pontos na primeira parte. Os Warriors, campeões em 2015, podem garantir a qualificação para as meias-finais do Oeste na segunda-feira, num encontro que se volta a disputar em Portland.

A jogar em casa, os Atlanta Hawks reduziram para 2-1 a diferença para os Washington Wizards na primeira ronda do Este, ao vencerem por 116-98. Igualmente na Conferência Este, em Toronto, os Raptors empataram a eliminatória (2-2) com os Milwaukee Bucks, ao vencerem por 87-76.