Portugal garantiu este sábado um lugar na final da Taça das Nações de hóquei em patins, em Montreux, na Suíça.

A equipa orientada por Luís Sénica goleou a França por 8-2, com golos de Henrique Magalhães, Rafa, João Rodrigues, Hélder Nunes, João Souto (2) e Gonçalo Alves (2). Os portugueses chegaram ao intervalo a vencer por 2-0. Consolidaram a vantagem no segundo tempo e construíram uma goleada expressiva.

Portugal chega à final da competição pela décima nona vez na história. Agora vai encarar congénere argentina na final e tentar conquistar o quinto troféu consecutivo.

A seleção «albiceleste» protagonizou a surpresa das meias-finais, ao bater a Espanha por 4-2. Marcaram pelos campeões mundiais Matias Platero (2) e Matias Pascual (2), face aos tentos dos espanhóis Cristian Rodriguez e Nil Roca.

Recorde-se que a Argentina regressou à prova suíça este ano, após ter estado ausente nas duas edições anteriores. A última presença aconteceu em 2011, tendo ficado em terceiro lugar.

Nos restantes encontros, Angola goleou Montreux por 7-1, e vai disputar o quinto e sexto lugares com a Itália, que hoje venceu o Chile por 9-4.

Portugal e Argentina discutem a 67ª edição do torneio de Montreux este domingo, a partir das 19h00.