A Inglaterra conquistou, esta sexta-feira, o terceiro lugar no Mundial de râguebi 2023, após vencer a Argentina por 26-23, em Paris, resultado que lhe valeu o seu primeiro bronze em dez participações.

Campeã em 2003 e finalista vencida em mais três ocasiões (1991, 2007 e 2019), a Inglaterra superiorizou-se pela diferença mínima de uma penalidade (4-3), num encontro em que ambas as equipas conseguiram dois ensaios transformados.

Não foi, no entanto, o filme que os 13-0 no marcador aos 13 minutos deixavam antever, após penalidades de Owen Farrell (3m, 13m) e um ensaio de Ben Earl (8m), transformado pelo chutador inglês.

A Argentina estava dentro do resultado ao intervalo, quando perdia por 16-10, graças a um ensaio de Thomas Cubelli (36m) e passou para a frente no início da segunda parte, com um toque de meta de Santiago Contreras (42m), também transformado por Emiliano Boffelli.

Porém, Theo Dan (44m) resultou em novo ensaio inglês, numa altura em que a Argentina aparentava estar por cima, até em termos emocionais, virando tudo novamente a favor da Inglaterra.

Depois disso, Boffelli e Nicolas Sanchéz ainda acertaram entre os postes, mas o chuto certeiro de Farrell (65m) foi o suficiente para os ingleses.

Este sábado, a partir das 20 horas, Nova Zelândia e África do Sul disputam a final.