Dia épico para as modalidades nacionais!

Portugal é campeão da Europa de Ténis de Mesa por equipas: o feito histórico foi alcançado este domingo, no Meo Arena, em Lisboa, no fim de mais de duas horas e meia de jogo.

A Seleção Nacional bateu a Alemanha por 3-1, num feito tanto maior quando pela frente estava a melhor seleção europeia da atualidade, seis vezes seguidas campeã europeia. Desde 2007, aliás, que a Alemanha vencia sempre o Campeonato Europeu.

O título foi conquistado após uma vitória por 3-1, com duas vitórias de Marcos Freitas e uma de Tiago Apolónia.

Mas por partes.

Portugal entrou a ganhar com uma vitória de Marcos Freitas sobre Steffen Mengel (3-0 em sets), no primeiro encontro, os alemães igualaram com um triunfo de Timo Boll sobre João Monteiro, logo a seguir (3-0 em sets.

A seleção portuguesa voltou para a frente com a vitória de Tiago Apolónia bateu o número 1 da Europa, Dimitrij Ovtcharov (3-1 em sets). No último jogo, Marcos Freitas venceu Timo Boll e colocou Portugal como campeão da Europa (3-1 em sets).

Marcos Freitas, o número 12 do mundo e o melhor português do ranking, venceu desta forma os dois encontros que disputou e celebrou merecidamente o título europeu.

Depois do terceiro lugar no Europeu de 2011, a melhor classificação de sempre do ténis de mesa nacional, e da presença nos quartos de final dos Jogos Olímpicos, esta seleção nacional atingiu o ponto mais alto da história da modalidade em Portugal.

O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, foi um dos espetadores que vibraram no Meo Arena com a vitória da seleção nacional.