José Mourinho fez antes do jogo com o Basileia uma metáfora a comparar os jogadores do Chelsea a «jovens ovos» que precisavam de ser acarinhados. E ela caiu-lhe em cima depois da derrota com os suíços, sob a forma de títulos e manchetes muito críticas nos jornais britânicos. Escreveram-se coisas como «Mourinho ficou com ovo na cara» (Express) ou «Os ovos podres de Mourinho partiram-se» (Daily Star).

Nem os jornais de referência evitam os trocadilhos. «Os ovos de Mourinho pareciam mal cozidos», escreveu o «Independent». E o Daily Mail resume assim a noite de Stamford Bridge, que acabou com assobios à equipa: «Quatro jogos sem ganhar para o Chelsea, se o Rafa Benitez ainda estivesse no banco estariam a atirar-lhe ovos, não a fazer metáforas sobre eles.»

O Mail nota de resto que Abramovich estava com cara de poucos amigos no final. E o «Daily Mirror» recorre à reação de Mourinho, que falou em falta de atitude e maturidade da equipa, para escrever que o treinador diz que os seus «belos ovos se transformaram em galinhas».

O «Independent» reforça a dimensão deste resultado, lembrando que é a primeira derrota caseira do Chelsea na Liga dos Campeões em quase 10 anos. E o «Guardian» faz esta análise, num tom mais sério: «Qualquer esperança de que Mourinho chegasse com a sua varinha mágica e resolvesse tudo o que estava mal desvaneceu-se.»