Dificilmente existiria melhor adversário para sublinhar o 300.º jogo de Manuel Machado como treinador principal na I Liga. Depois da atribulada viagem à Linha, os madeirenses regressam à Choupana para receber o Vitória de Guimarães, num jogo que tem a particularidade de assinalar a 300ª lição do professor no mais alto patamar do futebol português.

Embora seja redutor traduzir três centenas de jogos em breves alíneas, o sumário da carreira do técnico de 57 anos, natural de Guimarães, não pode deixar de destacar, em tamanho garrafal, os quatro apuramentos europeus alcançados com Vitória de Guimarães (2004/2005 e 2010/2011) e Nacional da Madeira (2005/2006 e 2008/2009).

O reencontro com os adeptos insulares e com o clube da sua terra natal será tudo menos emocional. O grupo está completamente focado em amealhar os primeiros três pontos da temporada frente ao atual detentor da Taça de Portugal que, por essa via, ostenta estatuto europeu.

O médio Jota, uma das revelações dos insulares na última temporada, tem um problema numa unha, não treinou junto com os companheiro, mas espera-se que esteja apto para a embate com os vitorianos. Zainadine, Barreto e Edgar Abreu continuam clientes do departamento clínico e estão, por isso, KO para os minhotos.