Nacional e Portimonense defrontam-se este domingo às 16 horas na Choupana. Os madeirenses recebem uma equipa que está um lugar à sua frente (11º posto) em termos de tabela classificativa, mas que em termos pontuais está igual aos alvinegros, somando 7 pontos.

Os dois conjuntos surgem moralizados em relação à última ronda, ainda que por situações e resultados distintos. A turma da Madeira empatou em Alvalade quebrando um ciclo de três derrotas consecutivas, enquanto os algarvios venceram o Beira-Mar, em Portimão.

Agora aí está uma boa ocasião para desempatar em termos de classificação e também ao nível da «história». É que em confrontos na I Liga as duas equipas nunca se encontraram. Mas ao nível da II Liga, Nacional e Portimonense já jogaram duas vezes no Funchal e não houve vencedores: dois empates, com 1-1 em golos. E desta feita quem levará a melhor? Os madeirenses actuando em casa são naturais favoritos à vitória.

Mais um onze diferente?

Em sete jornadas, o Nacional nunca repetiu a mesma equipa. Por vezes as lesões não permitiram que o técnico Jokanovic apresentasse a mesma equipa. Mas para além dos lesionados, por norma, o líder nacionalista altera a sua formação em função do adversário. Frente ao Portimonense é possível que o onze possa sofrer algumas novidades.

O sector defensivo não deve merecer alterações, mas do meio campo para a frente, o treinador pode surgir com novas opções. Em termos de lesionados, Oldoni e Barcellos são baixas confirmadas, enquanto Mateus já recuperado ainda não surge nos convocados pois procura a melhor forma física. Todorovic está de volta aos eleitos de Jokanovic, com Juninho a ficar de fora em relação ao embate de Alvalade.

Curioso é que actuando em casa, o técnico alvinegro prescinde de um médio ofensivo que foi titular em Leiria e até marcou um golo e volta a chamar um trinco que frente ao Sporting nem sequer foi convocado.

Candeias contra o seu futuro patrão

A vida tem destas coisas. Candeias actua no Portimonense mas por empréstimo. É que o Nacional será o seu novo clube nas próximas quatro temporadas, já que houve um acordo entre nacionalistas e portistas para que tal viesse a acontecer, pois os dragões é que detinham os direitos sobre Candeias. Esta será uma boa oportunidade para os adeptos alvinegros verem em acção um próximo reforço. E será que Candeias vai atraiçoar as alegrias nacionalistas e ajudar a sua equipa a conseguir a primeira vitória na Liga fora de portas?

De regresso aos convocados e ao onze deve estar Ivanildo. Este será mais um trundo de Litos para jogar em contra ataque, com o técnico dos algarvios a não poder contar com Aragoney e André Pinto, ambos lesionados. Ainda ao nível da convocatória, Valência também novidade nos eleitos de Litos.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

NACIONAL: Bracalli, Claudemir, Felipe Lopes, Danielson e Nuno Pinto; Luís Alberto, Bruno Amaro e Skolnik; Thiago Gentil, Pecnik e Orlando Sá

PORTIMONENSE: Ventura, Ricardo Pessoa, João Paulo, DiFábio e Pedro Silva; Elias e Soares; Jumisse, Candeias e Ivanildo; Kadi.