Diogo Ribeiro vai receber 30 mil euros do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) em prémios de mérito desportivo pelas duas medalhas de ouro conquistadas nos Mundiais de Natação.

Segundo a entidade governativa, numa resposta enviada ao Maisfutebol, o atleta do Benfica vai receber 25 mil euros pela prova olímpica, os 100 metros mariposa, e cinco mil euros pelos 50 metros mariposa, prova não olímpica.

«Estes prémios de mérito desportivo são regulados pela Portaria n.º 332-A/2018, de 27 de dezembro, que está em revisão, na sequência da última reunião do Conselho Nacional do Desporto», diz o gabinete da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto.

Além disso, o português passa para o nível 1 do «Projeto Olímpico» que lhe dá direito a uma bolsa mensal de 1750 euros (além do atleta, o treinador recebe também o equivalente a 80 por cento desse valor). 

«Diogo Ribeiro está ainda integrado no Centro de Alto Rendimento do Jamor, sendo também aluno na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (Escola Fonseca Benevides, em Lisboa), o que lhe permite compatibilizar o estudo à distância com o treino e as competições de alto rendimento.»

Diogo Ribeiro, recorde-se, chegou esta madrugada a Portugal, depois das «brilhantes participações», nas palavras do gabinete da Secretaria de Estado, nos Mundiais de Natação do Qatar. O jovem atleta venceu duas melhadas de ouro, as primeiras de Portugal num mundial de natação.