Figura: Fabiano Freitas

Provou que é um dos melhores guarda-redes da Liga portuguesa. Foi o alicerce da vitória algarvia, segurando com intervenções de grande qualidade uma preciosa vitória. Bem cedo começou o seu protagonismo. Aos 4 minutos exasperou Bruno Teles com defesa por instinto. Aos 13 evitou o golo ao isolado Soudani e aos 22 parou remate de Barrientos. Na segunda parte foi determinante aos 49 e 74 minutos.

Momento: 47 minutos

O Olhanense estivera subjugado ao Guimarães na primeira parte e nada melhor que recomeçar o jogo por cima. Figueroa cruzou na direita e João Paulo colocou os braços no caminho da bola, originando uma grande penalidade que serviu para dar vantagem no marcador ao Olhanense, além da tranquilidade necessária para inverter a tendência que o jogo estava a levar.

Desilusão: João Paulo

Depois de uma primeira parte descansada, o defesa central do Guimarães viveu depois quarenta e cinco minutos de pesadelo. Foi protagonista no lance da grande penalidade que colocou os algarvios em vantagem, desviando com o braço um cruzamento de Figueroa, tendo sido perdoado pelo árbitro a segundo cartão amarelo. Seguiram-se depois uma série de disparates, com perdas de bola para adversários em zona perigosa, que poderiam ter carregado mais os números do marcador.

Confira as notas dos jogadores

Outros destaques:

Nilson

Não fez parte deste filme na etapa inicial porque os lagarvios raramente se aproximaram da sua baliza. Teve o seu momento no segundo período evitando outros números na derrota da sua equipa.

Barrientos

Na sequência de um contra-ataque do Olhanense, Figueroa isolou-se mas Barrientos recuperou e desviou remate o para canto. Uma das várias demonstrações da disponibilidade do médio criativo, que não foi só influente nos melhores momentos ofensivos da sua equipa. Também foi importante quando foi necessário defender.

Mateus

Marcou o único golo do jogo. Foi dos melhores da sua equipa e um dos obreiros da transfiguração da sua equipa na segunda parte. Mais leve do que quando chegou, o brasileiro consegue explanar todos os recursos técnicos que o catalogam.