Eu gosto de Paulo Sousa. Tu não vês nada de especial nele. Eu acho que Pacheco pode ser o novo Chalana. Para ti, nem um Litos. Eu detesto Paulo Sousa e não lhe perdoo não ter defendido aquele penálti no Bessa. Tu perdoas-lhe até à última lesão. Eu mal me lembro de Pacheco. Tu lembras-te de Pacheco por causa de Paulo Sousa.
 
Eu acho Bobby Robson um bom treinador. Tu não o achas mau, mas não o elogias. Eu não admito perder com uma equipa com nome de Casino. Tu não vês problema. Eu prefiro um bicampeão do mundo. Tu preferes ser bicampeão.
 
Eu gosto mais de Costinha e Peixe. Tu gostas mais de Rui Jorge e Bino. Eu gosto mais de Rui Jorge e Bino. Tu gostas mais de Costinha e Peixe.
 
O João Vieira Pinto é o meu menino d’ouro. O João Vieira Pinto é um arruaceiro e precisa de mais uns centímetros, para ti. O João Vieira Pinto afinal não é assim tão bom, para mim. O João Vieira Pinto é um doce e um grande artista, para ti.
 
Eu não me canso de festejar golos do Jardel. Tu só o vês marcar de baliza aberta. Tu achas que afinal 40 golos dão jeito. Eu não preciso dele, temos Pena.
 
O Drulovic é um símbolo do meu clube. O Drulovic é só jeitoso, dizes tu. Acho que o Drulovic está acabado. Achas que o Drulovic ainda tem muito para dar.
 
Eu acho que o Simão pode ser o novo Figo. Tu tens a certeza que o Simão vai ser o novo Pembridge. Eu acho o Simão um mal-agradecido. Tu agradeces ao Simão todos os jogos.
 
Eu vejo Jankauskas como futuro Bota de Ouro. Tu achas que não chega aos calcanhares de McCarthy. Eu até nem o queria porque temos Sokota. Eu acho-o bem bom porque não temos McCarthy. E haveremos de ter Sokota, daqui a uns anos. Quando (se) ficar bom.
 
Eu não percebo como Maniche é o teu capitão. Tu não vês outro médio de tanta raça por estes dias. Pensando melhor, talvez Maniche dê jogador. Eu sei que achas que não, até o mandaste para a equipa B…
 
Eu gosto do Clayton. Tu gostas do Ricardo Fernandes. Eu gosto do Ricardo Fernandes. Tu gostas do Clayton.
 
Eu estou a ficar farto do Hélder Postiga. Tu também. Vá lá, nesta estamos de acordo.
 
Eu penso que era boa ideia comprar de vez o Cristian Rodríguez. Tu tens o Quaresma. Eu acho que o Cristian Rodríguez não faz assim tanta falta. Tu tens o Cristian Rodríguez.
 
Eu acho que o Moutinho só passa para trás e para o lado e rebola muito. Tu achas que está ali o melhor médio português. O meu líder afinal tem razão: é um jogador à nossa imagem. Tu só vês uma maçã podre.
 
Eu vejo Izmailov e gosto. Tu só gostas quando vês Izmaylov.
 
Eu gozo com a forma como o Jesus fala. Tu só queres saber como ele festeja. Eu acho que Jesus cria o seu estilo, é um Saramago oral. E isso é bom. E a estrutura, perguntas tu?

Eu sou o Benfica, o Sporting e o FC Porto. Tu és o Benfica, o Sporting e o FC Porto. Mas sempre por ordem inversa.
 
Eu sou um adepto. Tu és um adepto. Só eu e tu damos o sim para sempre. Ambos queremos o que todos os adeptos querem: ganhar. Gostamos do mesmo, no fundo. E estas trocas e baldrocas fazem lembrar uma namorada. Perdê-la a gente resolve. O que custa é para quem a perdemos.   
 
PS- Daqui a uns dias digo-te o que acho do Maxi. 

«Cartão de memória» é um espaço de opinião/recordação, com pontes para a atualidade. Por vezes sério, por vezes leve. Como o futebol, no fundo. Pode questionar o autor através do Twitter.  

Leia todos os CARTÕES DE MEMÓRIA