Quase tudo começou em Jackson, e tudo acabou em Tello.

O colombiano passou, com classe, por cima das dúvidas iniciais causadas pela pressão alta dos leões, uma estratégia que fazia sentido e que tentava fazer a ponte com um passado recente de sucesso: a vitória na Taça.

Uma deliciosa assistência de calcanhar do Cha Cha Cha isolou o espanhol, e este começou a mostrar uma eficácia até aqui escondida. 

A partir desse momento mágico, o FC Porto construiu uma superioridade inequívoca sobre o Sporting. Conquistou de vez a bola, manteve os leões afastados da sua baliza (e até da sua grande área) e chegou a um resultado confortável, que, por vezes, ameaçou dilatar-se.

Jackson voltou a assistir Tello, depois foi Herrera a colocar o espanhol na cara de Patrício. O 3-0 foi claro, não tem discussão. Julen Lopetegui tem razão: o FC Porto foi muito superior ao Sporting esta noite. 

A luta pelo título não ficou a dois, já o era - e, pelo menos psicologicamente, desde o empate no dérbi com o Benfica -, e Marco Silva começa agora a ter de se preocupar com o Sp. Braga, a apenas um ponto.

Para Lopetegui, é importante ter ganho o primeiro clássico e da forma que o ganhou. A caminhada é, obviamente, longa, e a pressão para o grande rival continua alta, sem o ónus de ainda ter de provar que é treinador para jogos deste calibre. Na visita ao rival, muito provavelmente no jogo do título a 26 de abril, esse poderia ser fardo demasiado pesado para carregar.

P.S. - O Benfica goleou o Estoril. Nico Gaitán trouxe mais arte e chama ao ataque dos encarnados, que conseguiram, reconheça-se, uma primeira parte de luxo. O moral está em alta entre os homens de Jesus, mas é preciso lembrar as dificuldades que têm sentido recentemente nos jogos fora de casa. Apesar dos 6-0, o resultado do Dragão deve manter a Luz em alerta máximo, com sinais evidentes de que o rival mostra saúde.

P.P.S - Mourinho ganhou a Taça da Liga, mais um troféu para a sua carreira brilhante. Anormais foram estes dois anos e meio de intervalo.

Luís Mateus é subdiretor do Maisfutebol e pode segui-lo no Twitter.