tados imprevisíveis, como dizia o bispo à corista.

Ah, olá, está por aí? Com a estranha sensação de ter entrado a meio do texto? Não se preocupe: entrou mesmo. Simplesmente porque esta antecipação dos jogos mais importantes das ligas estrangeiras na TV também se faz com o comboio em andamento. Ou não tivessem Barcelona, PSG e Borussia Dortmund, três das melhores equipas do momento, antecipado as suas vitórias para esta sexta-feira. Isto vale por dizer que tem mais três furos na agenda do fim de semana, e pode aproveitá-los para cumprir alguma atividade familiar digna desse nome. Ou então para ver mais futebol no sofá.

Assumindo que já viu os jogos/resumos/golos dos jogos de sexta à noite pode então começar por programar o seu dia para um almoço madrugador, de forma a estar despachado antes das 12.45 quando os blues, de Mourinho, entrarem em campo (Newcastle-Chelsea, Benfica TV). Sim, também pode optar por almoçar a seguir, mas isso implica perder o arranque do Hoffenheim-Bayern Munique (14.30 SportTV Live), com a equipa de Guardiola a defender a liderança num palco onde nunca perdeu.

Se os bávaros entrarem cedo em velocidade de cruzeiro e a coisa deixar de ser emocionante, melhor: pode sempre mudar para o Fulham-Manchester United (Benfica TV, 15 h), e confirmar se é mesmo verdade que, com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, a equipa de David Moyes já deixou os maiores problemas para trás das costas.

Boas notícias: quando esse jogo acabar tem tempo para preparar um lanche como deve ser, mesmo dando uma espreitadela pelo canto do olho ao Parma-Juventus (17 h, SportTV Live) para comemorar o 116º aniversário da Velha Senhora, que luta para manter distâncias para a sensacional Roma, da qual falaremos mais à frente. Depois sim, é tempo de concentrar atenções num dos grandes jogos do fim de semana, o Arsenal-Liverpool, embate de colossos ingleses que vale a liderança para quem sair por cima (17.30 Benfica TV). Pelo meio, se pesquisar online, talvez encontre quem faça a transmissão do Panathinaikos-Olympiakos, caso queira ver em ação o próximo adversário do Benfica.

Aproveite o intervalo para dedicar uns minutos ao campeonato mais equilibrado da Europa: joga-se na Holanda, e tem os oito primeiros separados por dois pontos. Dois dos candidatos, Ajax e Vitesse, enfrentam-se em Amesterdão (17.45, SportTV3). Mas não se distraia, porque pelas 19 horas há Cristiano Ronaldo e companhia em ação, no pequeno dérbi madrileno, com o Rayo Vallecano-Real Madrid (19 h, SportTV2). Se quiser vê-lo até ao fim, pode fechar a noite com a segunda parte do Milan-Fiorentina (começa às 19.45 na SportTV3). Mas se preferir ir jantar fora e fazer de conta que ainda lhe resta alguma vida social, nós prometemos não contar nada ao Balotelli.

Não nos estraguem o Moutinho!

O menu de domingo tem como aperitivo um Getafe-Valência (11 horas, SportTV2) que pode servir para ver em ação três prováveis opções de Paulo Bento para os jogos com a Suécia, e também pode ditar a saída do técnico Miroslav Djukic da equipa «ché», que está a assinar o pior início de temporada dos últimos largos anos.

Se quiser reservar-se para emoções mais fortes, comece com o Everton-Tottenham (13.30, Benfica TV), uma das saídas mais complicadas da época para a equipa de André Villas-Boas. Depois, aproveite para ver a última meia hora do Udinese-Inter (SportTV 2, 14), enquanto não começa o clássico dos colchões, mais conhecido como At. Madrid-At. Bilbao (16 h, SportTV 2), com a equipa de Simeone a pretender dar sequência ao melhor arranque de que há memória.

Depois, há tempo para uma pausa, até ver em ação o Cruzeiro, em contagem decrescente para a conquista do título do Brasil (Santos-Cruzeiro, 19 h, Benfica TV). Mas talvez seja melhor mudar de estratégia ao intervalo: às 19.45 começa na SportTV 2 o Torino-Roma, oportunidade para a equipa da capital, que lidera com dez vitórias, reforçar ainda mais o melhor início de campeonato de todos os tempos na série A.

Mérito total para um técnico francês, Rudi Garcia de seu nome, que promete não sair dos holofotes nos próximos anos. Garcia já conta no currículo com uma sensacional dobradinha conseguida pelo Lille, na Liga francesa, em 2011, e é precisamente a sua antiga equipa que encerra as hostilidades, recebendo (SportTV Live, 20 h) o Mónaco, de João Moutinho, Ricardo Carvalho e companhia, num jogo que vai ajudar a definir hierarquias entre dois dos três candidatos ao título. Aconteça o que acontecer, não toquem no Moutinho, que os play-off estão aí à porta.