Paulo Bento reservou duas surpresas maiores do que as outras: Miguel Lopes e Custódio foram chamados para o Euro 2012 sem nunca terem sido convocados antes pelo selecionador nacional. O treinador explicou que as características dos jogadores e a boa época em Braga justificam a escolha.

CONFIRA QUEM SÃO OS 23 ESCOLHIDOS

«São dois jogadores que ainda não tinham estado connosco. Há semanas disse que era possível que convocasse alguém que ainda não tinha sido convocado. O Custódio tem caraterísticas diferentes de todos os outros médios, é um jogador posicional e está talhado para fazer só uma posição», disse.

«É um médio e, além de tudo o resto, tem um bom jogo aéreo e teve um bom rendimento no Sp. Braga. O Miguel Lopes [foi chamado] pelo que fez na segunda volta no Sp. Braga, porque queríamos um jogador que fizesse de lateral direito e esquerdo e porque teve um bom rendimento defensiva e ofensivamente.»

Miguel Lopes como Custódio podem, portanto, estrear-se pela seleção principal no Euro 2012. Paulo Bento não acredita que acusem a pressão. O selecionador exemplificou primeiro e argumentou depois: «Se tivermos em conta que o João Pereira não tinha nenhuma internacionalização e, num jogo com a Dinamarca, em que quase não podíamos respirar, jogou, não me parece que haja problemas. O Miguel Lopes já jogou no Rio Ave, no Bétis, teve a possibilidade Saragoça no início da época. Jogou agora no Sp. Braga com regularidade e o Custódio tem um trajeto nas seleções mais jovens, com experiência em competições europeias.»

O selecionador garantiu de resto que não teve muitas dúvidas em fazer a escolha. O maior problema, garantiu, foi deixar alguns jogadores de fora. Mas acrescentou que é a lista dele, uma lista feita em consciência e nem toda a gente tem de gostar dela. «Não era uma questão de dúvida.»

«Analisámos a lista alargada e a escolha incidiu no que pretendemos para a nossa forma de jogar. Custa-nos deixar de fora alguns jogadores, mas tínhamos de decidir por 23 jogadores, decidimos em consciência, estamos satisfeitos com a escolha que fizemos e vamos focar-nos nestes», finalizou.