Portugal apurou-se para a meia-final do Mundial sub-20, ao vencer a Argentina nos quartos-de-final, nas grandes penalidades. Um final épico.

O jogo terminou sem golos nos 90 minutos, também não os teve no prolongamento e nos penalties Portugal levou a melhor, por 5-4, depois de ter chegado a falhar a marcação de duas penalidades! A festa ficou completa quando Mika defendeu o remate de Tagliafico, à sétima ronda.

Os penalties tiveram emoção suficiente para compensar uma partida jogada em baixo ritmo. Portugal reforçou as características que tem mostrado ao longo da competição. Boa organização, concentração, mas não muita criatividade nem capacidade de transportar a bola em contínuo. Do lado da Argentina também não havia grandes rasgos.

Na primeira parte uma oportunidade para Caetano e uma boa defesa de Andrada, mais uns livres batidos por Lamela, resumem os lances dignos de nota. Na segunda, desde cedo se percebeu que o jogo precisava de sangue novo. Foi a Argentina quem mexeu primeiro, para entrar Iturbe, a jovem promessa albiceleste que vai vestir a camisola do F.C. Porto.

O «pequeno Messi» deu algum ânimo à Argentina, mas não foi suficiente. No banco português, lídio Vale fez entrar Saná, para tentar também acelerar o passo. A partida entrou numa fase mais dinâmica, mas também sem grandes novidades.

Já se adivinhava o prolongamento, a Argentina parecia conformada. E ele chegou. Portugal tentou mais, pareceu mais fresco no meio do intenso calor colombiano, Rafael Lopes teve uma boa oportunidade. Iturbe ainda tentou fazer qualquer coisa, mas nada que desse notícia.

Seguiram-se os penalties. Portugal começou, Nuno Reis marcou o primeiro mas no segundo e no terceiro Danilo e Roderick permitiram remates a Andrada. Pelo meio, Iturbe não falhou. Parecia tudo perdido para Portugal, mas a sorte começou a virar quando Pirez mandou à trave. Mika defendeu depois o remate de Ruiz e por fim o de Tagliafico. Depois de parecer ter tudo perdido, afinal a noite era portuguesa.

Portugal vai agora defrontar o vencedor do confronto entre França e Nigéria.

Portugal-Argentina, 0-0 (5-4 g.p.)

Portugal: Mika, Cedric, Nuno Reis, Roderick, Luis Martins (Tiago Ferreira, 120), Danilo, Pele, Julio Alves (Sana, 69), Sergio Oliveira, Caetano (Rafael Lopes, 94) e Nelson Oliveira.

Argentina: Andrada, Nervo, Gonzalez Pirez, Galeano, Tagliafico, Roberto Pereyra (Vuletich, 98), Battaglia, Laba e Luque (Ruiz, 81), Lamela e Facundo Ferreyra (Iturbe, 60).

Disciplina: Cartão amarelo para Gonzalez Pirez (31), Nelson Oliveira (50), Luque (65), Sana (89) e Sérgio Oliveira (108)