O presidente norte-americano acaba de confirmar a recondução Ben Bernanke para o segundo mandato à frente da Reserva Federal (Fed), tal como já era esperado. Com isto, o objectivo de Barack Obama é manter a estabilidade nos mercados financeiros, numa altura em que a economia do país tenta recuperar.

«Como especialista em causas da Grande Depressão, tenho a certeza que Bernanke nunca imaginou que faria parte da equipa que iria evitar outra», justificou Obama, citado pelo «NY Times». «Mas, devido ao seu passado, temperamento, coragem e criatividade, foi exactamente isso que ele ajudou a alcançar».

O presidente dos EUA interrompeu a sua semana de férias na ilha de Martha¿s Vineyard para anunciar a sua decisão, que foi marcada para coincidir com a abertura das bolsas norte-americanas esta terça-feira.

De referir que Bernanke, nomeado em Fevereiro de 2006 para a liderança do banco central norte-americano por George W. Bush, foi um dos autores das medidas tomadas pelos Estados Unidos para evitar que o país entrasse em colapso financeiro na sequência da crise mundial.