(Actualiza com valores que TAP corrige)

Comprar bilhetes de avião directamente no site da companhia aérea de bandeira portuguesa será, tendencialmente, mais barato. A garantia foi dada pelo ainda director-geral de vendas da TAP, António Barum, no XXXIII Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens (APAVT), que decorre em Búzios, no Brasil.

Já à margem dos trabalhos, Dionísio Barum admitiu ainda aos jornalistas que a prazo, que se adivinha curto, comprar um bilhete através do site da companhia poderá ficar mais barato até 35 euros nos voos de longo curso e entre 11 a 20 euros para as viagens domésticas e para a Europa, respectivamente.

Estas poupanças representam exactamente os valores que são cobrados pelas taxas de serviço.

Negócio será coordenado com APAVT

Isto porque, apesar de actualmente ainda ser cobrada uma taxa de serviço quando adquirimos um bilhete de avião pela Internet, à semelhança do que acontece nas agências de viagens, esta irá acabar quando usado este meio de venda directa das transportadoras, explicou sem, no entanto, se querer comprometer com um prazo.

«Isto é algo que será sempre de acordo com a APAVT, mas tendencialmente é o que está a acontecer nos outros mercados. E não nos podemos esquecer também da evolução que existe ao nível da criação de sites das próprias agências de viagens», afirmou, querendo fazer uma alusão ao facto das próprias agências irem passar a ter oportunidade de baixar as suas «próprias comissões quando vendem bilhetes das companhias aéreas. Ou seja, passam também a ser concorrência.

Outro factor que impulsiona neste sentido as companhias de rede prende-se com o facto das «low cost», transportadoras de baixo custo, usarem ainda a internet quase como, exclusivamente em muitos casos, este canal directo de venda, o que lhes permite ter preços mais apetecíveis.

Recorde-se que, ainda recentemente, a agência Abreu relançou o seu site com mais funcionalidades.

* A jornalista viajou para Búzios a convite da APAVT