A época 2010/11 não poderia terminar melhor para Hélder Postiga. O avançado marcou o único golo da vitória de Portugal frente à Noruega, permitindo que os jogadores partissem para férias no primeiro lugar do Grupo H, de qualificação para o Euro-2012. O tento apontado na Luz foi importante em termos colectivos e pessoais: «Espero que os efeitos sejam positivos e que alcancemos o resultado a que nos tínhamos proposto no início da era Paulo Bento, que era dependermos apenas de nós mesmos. Conseguimos alcançar o primeiro lugar e estamos dentro dos objectivos prometidos. Os golos trazem sempre confiança e motivação. Fiquei muito feliz, por ter ajudado Portugal e ter feito o golo.»

A três jornadas do fim da fase de apuramento, Portugal, Noruega e Dinamarca têm o mesmo número de pontos. A formação das quinas ainda vai jogar com o Chipre, a Islândia e um dos seus adversários directos, os dinamarqueses. Em entrevista ao Maisfutebol/TVI, Postiga mostrou-se convicto de que a Selecção estará presente na prova organizada pela Polónia e pela Ucrânia: «Acredito que Portugal vai estar no Euro. Acima de tudo acredito que tem qualidade suficiente para estar lá. Tem demonstrado isso mesmo nestes últimos jogos. Espero que assim aconteça. Penso que é prematuro falar em favoritismos, porque são três grandes selecções, mas acredito bastante na qualidade de Portugal.»

O avançado luta com Hugo Almeida por um lugar no onze, mas isso não impede que exista uma forte amizade. Aliás, Postiga pode mesmo dizer que marcou o companheiro, de forma mais ou menos literal. Isto porque uma das tatuagens do atleta do Besiktas foi desenhada pelo avançado do Sporting: «Disputamos o mesmo lugar, mas temos uma amizade de longa data. Fizemos a formação no F.C. Porto juntos. O desenho para essa tatuagem surgiu, se não me engano, numa concentração, não sei se no Euro-2008... Estávamos sem fazer nada e surgiu naturalmente. Ele gostou e fez. Além do desenho, adoro pescar. Para além do futebol são as minhas duas grandes paixões.»

Hélder Postiga foi o melhor marcador da selecção na temporada 2010/11 ¿ bis frente à Espanha, um frente à Islândia e outro contra a Noruega. O jogador do Sporting marcou quatro golos e entrou para o «top 10» de goleadores, ultrapassando José Torres e igualando Jordão, com 15 golos.