Antes da 14ª jornada, Luís Mateus partilha com os leitores do Maisfutebol a visão para os jogos do fim-de-semana. Para participar neste exercício só precisa de utilizar a caixa de comentários. Atenção, só pode criticar quem também arriscar as suas previsões.
V. Guimarães-E. Amadora, 2-0
Sábado, 18:30 (SportTV 1)
Na última dezena de visitas os «tricolores» apenas uma vez levaram pontos para a Reboleira. Aconteceu em 2005/06 e os festejos assentaram no talento de Semedo. Apesar da derrota com o Benfica na Taça da Liga, os minhotos estavam a subir de forma, com duas vitórias em três jogos. Já na Amadora, a ameaça de greve não ensombrou o campeonato «honesto» que tem sido conseguido. Mas isso não deve chegar em Guimarães.
Sporting-Marítimo, 2-0
Sábado, 20:45 (RTP 1)
A 14 de Dezembro, na Taça da Liga, os leões venceram por 3-0. Desta vez, Yannick, figura então ao participar em dois golos, é baixa, mas mesmo assim os homens de Paulo Bento deverão conseguir os três pontos. Nos últimos dez confrontos, os leões venceram oito, um após prolongamento na Taça. Registou-se ainda um empate (1-1, 2005/06) e um triunfo forasteiro, em 2004/05, com golo de Manduca (0-1).
Rio Ave-Belenenses, 2-1
Domingo, 16:00
Três derrotas seguidas forçaram o regresso de Carlos Brito aos Arcos, que conhece como poucos e com bons resultados. Só isso pode injectar confiança. A estatística favorece ainda os visitados, que dominaram quase sempre em casa. A tudo isto há ainda a acrescentar uma grande dúvida no Belenenses: o influente Zé Pedro anda lesionado. A balança pende ligeiramente para os da casa.
P. Ferreira-Nacional, 2-1
Domingo, 16:00
Cinco jogos: dois triunfos para os pacenses, outros tantos empates e uma vitória dos madeirenses. A Mata Real tem assistido a embates equilibrados e quando uma das equipas vence é sempre apenas por um golo. Há ainda a força que a equipa de Paulo Sérgio costuma ter em casa. O resultado mais provável é a soma de três pontos para o Paços. Mas com dificuldades.
Naval-Académica, 1-0
Domingo, 16:00
Três jogos na Liga, três vitórias por 1-0 dos estudantes. As duas equipas estão separadas por um ponto, mais uma vez com vantagem para os homens de Domingos. Mas Ulisses acredita certamente que conseguirá inverter a tendência e transmitirá essa ideia aos jogadores, uma vez do outro lado está o pior ataque, que ainda não ganhou e só conquistou dois pontos longe de Coimbra. Os da Figueira têm razões para acreditar.
Leixões-V. Setúbal, 2-0
Domingo, 16:00
Os sadinos ainda não venceram fora e dividem com a Académica o estatuto de pior ataque. O Leixões tem boa oportunidade para voltar ao caminho certo. O 4º lugar dos de Matosinhos coloca-os a salvo da ansiedade e José Mota tem a experiência necessária para corrigir os erros das últimas quatro rondas, em que empataram três vezes e perderam uma. Além disso, a última vitória em Matosinhos do Vitória já aconteceu há 25 anos...
Benfica-Sp. Braga, 0-0
Domingo, 18:30 (SportTV)
O melhor ataque contra a melhor defesa. Os minhotos sofreram apenas cinco golos. Os encarnados marcaram 24, mas estão em jejum na Liga desde a goleada ao Marítimo. A equipa de Quique perdeu o 1º lugar para o F.C. Porto, tem o Sporting à perna e a vitória em Guimarães pode não ter sarado as feridas. Perante uma equipa organizada e inteligente, prevêem-se dificuldades, a exemplo do que aconteceu nas duas últimas épocas.
F.C. Porto-Trofense, 2-0
Domingo, 20:45 (SportTV)

Os dragões atravessam o melhor momento e os homens de Tulipa não devem pensar algo diferente, depois da estrondosa vitória frente ao Benfica. No entanto, em casa, o F.C. Porto não permitirá surpresas, agora que parece estar em velocidade de cruzeiro, com Rodríguez e Hulk em grande plano. Mais cedo ou mais tarde, a terceira defesa mais batida do campeonato deverá cair perante o melhor ataque (a par do Benfica).