A Nova Zelândia, campeã do Mundo râguebi em título, conquistou este sábado, pelo segundo ano consecutivo, o torneio das Quatro Nações, ao vencer a África do Sul, por 38-27, em Joanesburgo.


Os «All Blacks», que marcaram cinco ensaios contra quatro dos sul-africanos, concluíram a competição invictos, após um jogo intenso, para o qual os anfitriões entraram com ténues esperanças de conquistar o troféu.


Para vencerem, os «Springboks» precisavam de uma vitória bonificada sem permitir que os neozelandeses pontuassem. Até estiveram em situação de o conseguir, mas a condição necessária manteve-se durante apenas três minutos, perto da hora de jogo.


Quando o capitão Jean De Villiers marcou o quarto ensaio, sinónimo de bónus ofensivo, colocando o resultado em 27-24, aos 58 minutos, a África do Sul estava em posição de sonhar com o título. No entanto, durou apenas três minutos, até ao momento em que o abertura Beauden Barrett fez o quarto ensaio para a Nova Zelândia e garantiu o ponto necessário para selar a vitória dos «All Blacks» no Quatro Nações.


A Nova Zelândia viria ainda a marcar um quinto ensaio por Kieron Read (65) para fechar o torneio com mais um triunfo.