* Enviado-especial do Maisfutebol aos Jogos Olímpicos
Siga o autor no Twitter


O que leva um ciclista a não cortar a meta com ela já à vista? Desmotivação, frustração? Desta vez, só Rein Taaramae pode responder.

O ciclista estónio lutou 237 quilómetros, esteve até numa fuga, e acabou por desistir. Em plena reta final, instalada na Avenida Atlântica, em Copacabana.

O Maisfutebol assistiu a tudo. Depois de uma queda e de perder o contato com os favoritos, Taaramae atrasou-se bastante e chegou a Copacabana sozinho, a pedalar sem pressa.

Na reta final, o colega Tanel Kangert - 9º classificado - chamou por Rein e este não hesitou. Parou, pegou na bicicleta, transpôs a barreira de segurança e não concluiu a prova.

Kangert ainda o mandou para trás, mas aí já nada havia a fazer e a organização não o permitiu. Rein Taaramae limitou-se depois a cumprimentar o compatriota pelo bom resultado e a explicar-se aos jornalistas do seu país.

Rein Taaramae não é um ciclista qualquer. Está nesta altura na Katusha e conta no palmarés com vitórias em etapas da Vuelta e do Giro. No Rio de Janeiro abdicou de terminar a prova. A 100 metros da meta!