Nenhuma das equipas que entrará em campo no Estádio dos Arcos na tarde de domingo está completamente a salvo das agruras do fim da tabela. Mas não se pode dizer que o cenário é sombrio também. Aliás, o afastamento dos tumultos é objectivo colectivo. Frente a frente (16 horas) estarão duas equipas que navegam à distância dos escolhos.

O Rio Ave está mais sossegado. Do alto dos seus 27 pontos paira a certeza de que um triunfo é garantia de permanência no principal escalão. Um dado que pareceu mais complicado após o titubeante início de temporada, mas que está muito perto de se tornar uma realidade. Poucos acreditam que o Rio Ave possa cair e, entre esses, não estará, certamente, Carlos Brito.

O treinador vila-condense apenas pede cabeça na hora de abordar o jogo. Os seus jogadores não poderão querer festejar antes de marcar, sob pena de ver o rival sorrir. É que para os setubalenses um triunfo em Vila do Conde seria passo decisivo rumo ao mesmo objectivo.

Bruno Ribeiro não tem Hugo Leal nem Ricardo Silva e terá, por isso, de improvisar. Os visitados não contam com Tarantini, que tem estado seguro no onze na fase de maior fulgor da equipa. O regresso de Wires ao meio campo deverá ser a resposta para a ausência, atendendo às características dos jogadores. Se Brito quiser ousar mais tem Vítor Gomes, um portento que tarda em explodir apesar de todas as boas indicações.

Do lado setubalense, Valdomiro deve voltar ao centro da defesa, ele que é ajuda importante também nas bolas paradas ofensivas. Para o lugar de Hugo Leal há várias opções e será Bruno Ribeiro a escolher. Silva ou Djikiné parecem ser os candidatos principais.

O jogo terá ainda um dado importante: é esperado forte apoio ao Rio Ave. A direcção distribuiu cinco mil bilhetes pelas escolas e cada sócio terá direito a um ingresso extra para um acompanhante. Tudo para ajudar a repetir a história: se o Rio Ave confirmar a manutenção iguala o melhor ciclo de sempre na I Liga: quatro temporadas consecutivas.

Equipas prováveis:

RIO AVE: Paulo Santos; Lionn, Gaspar, Jeferson e Tiago Pinto; Wires e Júlio Alves; Bruno Gama, Braga e Yazalde; João Tomás.

Outros convocados: a lista ainda não é conhecida.

V. SETÚBAL: Diego; Ney Santos, Anderson do Ó, Valdomiro e Miguelito; Tengarrinha, Silva, Zeca e Neca; William e Cláudio Pitbull.

Outros convocados: Matos, Michel, François, Djikiné, Paulo Regula, Zé Pedro, Sassá, Brasão e Henrique.