Hoje é dia de festa no Santiago Bernabéu, não só porque o Real Madrid defronta o Atlético de Madrid na Taça do Rei, mas porque Cristiano Ronaldo celebra o seu 29º aniversário. Será o momento ideal para o português festejar, uma pequena alegria que surge uns dias depois de ter sido expulso pela oitava vez na sua carreira.



Apesar do cartão vermelho visto no último jogo, Ronaldo atravessa o melhor momento da sua carreira. Depois de ter conquistado a sua segunda Bola de Ouro, é um dos melhores marcadores do continente e considera 2014 como um ano para novas conquistar. A sua intenção é vencer todos os desafios: da bota de ouro ao título espanhol, da Liga dos Campeões (a tão almejada décima do Real Madrid) ao Campeonato do Mundo.

A barreira está muito elevada, nomeadamente depois de ter marcado 69 golos em 2013 e já afirmou que pretende ultrapassar esse número. Na presente época já marcou 32 jogos em 29 jogos, sendo que nos nove encontros já realizados em 2014 apontou cinco golos.

O seu empresário, Jorge Mendes, aproveitou o momento para dizer ao jornal «ABC» que Cristiano é um atleta que «dedicou toda a sua vida para ser o melhor futebolista do mundo» e Ronaldo não esconde que pretende ser o melhor de sempre. Quase a ser trintão, parece ter vigor suficiente para abraçar novos desafios e poderá ter vigor suficiente para permanecer ao mais alto nível até aos 34 ou 35 anos.

As homenagens dos fãs na Internet são muitas e uma das mais curiosas exalta precisamente o estado de forma do jogador.



Esta é a terceira vez na sua carreira profissional que Cristiano Ronaldo vai celebrar um aniversário a jogar. A primeira aconteceu quando passou à maioridade, festejando os 18 anos com a camisola do Sporting num jogo com a Académica em que não foi titular e em que viria a substituir Ricardo Quaresma, jogando 31 minutos. Dois anos mais tarde já estava em Manchester e foi titular na vitória do United sobre o Birmingham.



Por duas vezes Ronaldo teve de celebrar o seu aniversário no estágio da Seleção Nacional, uma vez que jogava no dia seguinte. A primeira vez aconteceu em 2007, quando fez 22 anos e estava em Londres para defrontar o Brasil. No ano passado voltou a acontecer, mas em Braga, com direito a bolo oferecido pelos colegas antes da derrota com o Equador (2-3), em que marcou um golo.



Falta dizer que neste dia também estão de parabéns outras figuras do futebol mundial, como Neymar, Januzaj, Palacio ou Tevez. Este último confessou ao jornal «Corriere della Sera» que se tivesse escolher entre os três não tinha dúvidas: «Creio que optaria pelo Rodrigo Palacio, porque os argentinos entendem-se melhor». Talvez Carlitos, agora na Juventus, se tenha esquecido que já foi colega de Cristiano no Manchester United.

Rivalidades à parte, está na hora de lhes dar os parabéns.