Fundado a 8 de Dezembro de 1911, o Salgueiros assumiu sempre uma dimensão de clube popular. A presença europeia no início da década de 90 (91-92), aliada a boas classificações no campeonato nos últimos anos, são conquistas recentes de uma colectividade que sempre se distinguiu pelas suas raízes humildes. Este cariz popular constitui, aliás, a imagem de marca da colectividade de Paranhos. Falar do Salgueiros é, por isso, falar de alma ¿ a alma salgueirista. Um estado de espírito que foi resistindo aos ventos da história, gravando-se como marca de água de um clube pequeno, mas com um carisma muito próprio.  

E é dentro deste espírito que o Salgueiros tem imposto a sua imagem no futebol português. Uma imagem respeitada e mesmo acarinhada. Aos 88 anos, é já um clube histórico: de dimensão nacional, porque já participou por 21 vezes na divisão principal; e com um importante relevo regional, destacando-se como «terceiro grande» da área do Grande Porto. 

Próximo dos 6000 sócios (no início desta época havia o registo de 5800, sendo que nos últimos meses se inscreveram como associados cerca de uma centena de simpatizantes), o Salgueiros tenta agora crescer. A grande aposta é a construção do novo estádio, projecto sucessivamente adiado, mas que assume uma importância vital no salto qualitativo pretendido pelos salgueiristas.  

Além do futebol, existem outras quatro modalidades: polo aquático (na qual tem grandes tradições), atletismo, xadrez e ainda os desportos radicais, secção criada já esta época. Nas camadas jovens, o clube salgueirista dispõe de escalões de formação em escolas, infantis, iniciados, juvenis e juniores. 

Estádio velho, estádio novo 

O novo estádio, em construção na zona da Arca d¿Água, no Porto, constituirá, assim, uma viragem na história do Salgueiros. O velhinho Vidal Pinheiro é um ícone da imagem salgueirista: pequenino, mas muito simpático. A questão é que o lado sentimental tem, por vezes, que ficar para segundo plano. O crescimento obriga a opções e um estádio moderno e funcional tornou-se uma necessidade imperiosa.  

Construído em 1932, o Estádio Eng.º Vidal Pinheiro tem a capacidade para seis mil espectadores. A iluminação artificial só foi inaugurada na época passada, pelo que o Salgueiros esteve várias épocas a ter que actuar fora (geralmente na Maia) diante dos três grandes: receitas televisivas oblige... 
 

Outros artigos relacionados: