Normalmente, futebol e religião não andam de mãos dadas. Mas no caso do San Lorenzo, um dos maiores clubes argentinos, a eleição do Papa Francisco foi determinante. Desde março que o número de novos sócios do clube não para de aumentar.

Primeiro, um pouco de história. O San Lorenzo foi fundado em 1908, no bairro de Almagro, em Buenos Aires, por um grupo de jovens, incentivados pelo padre R.P.Lorenzo Massa. O clube argentino atravessa, desde 2002, uma grave crise económica, mas a eleição do Papa Francisco ajuda-o a crescer. São já 10 mil os novos sócios.

A ligação do Papa Francisco com o San Lorenzo começou ainda na infância do atual líder da Igreja Católica. Por influência do pai, Bergoglio tornou-se adepto do clube e já assumiu que não perdeu nenhum jogo do título argentino de 1946, quando tinha apenas dez anos.

O atual Papa ainda guarda uma camisola do San Lorenzo, uma foto do estádio do clube e um pedaço de madeira da bancada do histórico estádio, que foi demolido na ditadura militar. Após a nomeação, Bergoglio conseguiu, de forma involuntária, levar mais sócios ao clube, que tem aproveitado a sua imagem para se reestruturar.

Em março, quando foi nomeado, o San Lorenzo registou quase 3000 novas inscrições. Desde essa altura que esse número foi crescendo e em agosto bateu novo recorde, com mais de 3500 novos associados. Hoje, o clube argentino tem mais de 55 mil sócios ativos.

«Muita gente é simpatizante do Papa, que é sócio do clube desde 2008. Além disso, estamos a percorrer a Argentina e a captar novos sócios. No ano passado, tínhamos cerca de 25 mil. Hoje, já são mais de 55 mil.», garantiu Marcelo Vázquez, secretário-geral do San Lorenzo.

O Papa Francisco continua a ser o sócio mais conhecido do clube, que participou onze vezes na Taça Libertadores da América, sendo que é o único representante argentino na primeira edição de 1960. O San Lorenzo foi ainda o último campeão da Taça Mercosul, no ano de 2001 e ganhou a primeira edição da Taça Sul-Americana, em 2002. No campeonato argentino, ocupa a quarta posição, com 32 pontos somados, a seis do líder.