O primeiro treino da era Fernando Santos na seleção nacional começou ainda antes da hora marcada: cerca de dez minutos antes das 17 horas, já os jogadores estavam todos no relvado a brincar com a bola.

Todos, inclusivamente Ivo Pinto, marcaram presença neste primeiro treino da seleção nacional, que decorreu em Óbidos: o lateral direito do Dínamo Zagreb chegou mais tarde à concentração, devidamente autorizado pela Federação, mas muito a tempo de estar no treino.

Fábio Coentrão, já se sabe, foi dispensado por apresentar dores num músculo da perna esquerda.

Os jogadores treinaram todos, mas não treinaram todos da mesma forma, de resto. José Fonte e André Gomes, por exemplo, apresentam pequenos toques e fizeram trabalho específico.

O grupo foi aliás dividido em três. De um lado os guarda-redes, que efetuaram trabalho específico. 

LEIA TAMBÉM:

No primeiro treino, Fernando Santos foi só um espetador

Do outro lado colocou Quaresma, Adrien, Vieirinha, Bruno Alves, Éder, William Carvalho, Tiago, Danny e Antunes. Este grupo trabalhou com bola e fez os exercícios teoricamente mais pesados, trabalhando primeiro a finalização e realizando mais tarde uma peladinha em espaços reduzidos e com vários golos.

Este grupo trabalhou durante cerca de uma hora no relvado.

No último grupo, os restantes jogadores (Ronaldo, Ricardo Carvalho, Pepe, Eliseu, José Fonte, André Gomes, Nani, João Moutinho, Cedric, Ivo Pinto e João Mário) fizeram apenas corrida em volta do relvado e breves brincadeiras com bola. 

Refira-se que José Fonte e André Gomes só correram, não tocando na bola depois disso.

Nas brincadeiras acima referidas, Cristiano Ronaldo juntou-se a um estreante (Ivo Pinto) e um jogador que ainda procura a primeira internacionalização (Cedric) para criar um grupo animado, notando-se o esforço do capitão em ajudar à integração dos colegas..

Este grupo trabalhou apenas meia hora e saiu mais cedo.

Refira-se por fim que a chegada ao relvado do centro de treinos de Óbidos começou com uma imagem sintomática: Fernando Gomes e Fernando Santos, presidente da Federação e selecionador, caminharam à frente do pelotão, em amena conversa, seguidos de todo o restante grupo. Fernando Gomes acompanha de resto o treino da seleção sentado num banco de suplentes.