A polivalência tem sido uma característica bem vincada em Ricardo Pereira, sobretudo desde que chegou ao FC Porto. Se jogar a extremo é o mais natural, nos últimos tempos apareceu também como lateral direito, avançado e até mesmo lateral esquerdo, agora no Nice. O jogador assume uma preferência, mas não fecha a porta a nada.
 
«Onde me sinto melhor é a extremo, onde fiz toda a minha formação, onde estou mais habituado. Agora onde espero jogar é em qualquer lado. Quero é jogar», disse o jogador em conferência de imprensa, no estágio da Seleção Nacional.

Ricardo tem sido primeira opção no clube francês, e por isso não esconde o desejo de ser convocado para o Europeu.

«Claro que espero estar no Europeu, como sucede com todos os que aqui estão e os que já vieram e desta feita não foram convocados. Quero mostrar o meu valor e aproveitar esta oportunidade. Se queremos ir longe no Europeu, temos que mostrar dentro de campo que temos qualidade», referiu.

O extremo considera ainda que estes jogos particulares são uma boa oportunidade para experimentar novos jogadores.

«São importantes para dar oportunidade a jogadores que não têm sido tantas vezes chamados a mostrar o seu valor e a ajudar a equipa», sublinhou.

«Portugal favorito? Poder até pode ser, mas até lá falta muita coisa. Temos de mostrar dentro do campo, não basta dizer que temos qualidade para sermos favoritos», acrescentou o jogador.