Portugal já defrontou a Hungria, terceiro adversário no Euro-2016, por dez vezes e nunca perdeu, somando sete vitórias e três empates, vencendo todos os jogos oficiais, quatro em jogos de qualificação e um na fase final do Mundial-66.
 
A última vez que Portugal cruzou-se com a Hungria foi no Grupo da fase de qualificação para o Mundial-2010, na África do Sul. A seleção orientada por Carlos Queiroz jogou primeiro em Budapeste, a 9 de setembro de 2009, e venceu com um golo solitário de Pepe. No segundo jogo, em Lisboa, um mês depois, Portugal venceu por 3-0, com dois golos de Simão Sabrosa e um de Liedson.
 
As duas seleções já se tinham cruzado dez anos antes, na fase de qualificação para o Euro-2000, então sob o comando de Humberto Coelho, somando também duas vitórias. No primeiro jogo, também fora, Portugal esteve a perder, mas deu a volta com três golos na segunda parte, vencendo por 3-1, com um «bis» de Sá Pinto e um golo de Rui Costa a fechar. Em Lisboa, nova vitória por 3-0, com golos de Rui Costa, João Vieira Pinto e Abel Xavier.
 
Portugal e Hungria cruzaram-se apenas pro uma vez numa fase final, no Mundial-66, em Inglaterra, com os «magriços» a vencerem por 3-1, com um «bis» de José Augusto e mais um golo de José Torres a fechar.
 
A estes cinco jogos oficiais, há juntar ainda outros cinco de carácter particular, com duas vitórias e três empates.
 
A Hungria chegou a esta fase final ao bater a Noruega no «play-off» com duas vitórias (1-0 fora e 2-1 em casa), depois de não ter conseguido melhor do que um terceiro lugar do Grupo F, atrás da Irlanda do Norte e da Roménia.