Fernando Gomes, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol  (FPF), pretende que o congresso «Football Talks» seja o «ponto de partida para a tomada de decisões no sentido de garantir mais e melhor futebol a uma escala planetária».


Em declarações à Lusa, Fernando Gomes frisou ainda que «para além da comemoração do centenário da FPF», este congresso quer «promover a discussão sobre as questões mais importantes com que a nossa modalidade se confronta».


Os modelos de governação das entidades que regem o futebol, os modelos de competições, a arbitragem, a deteção e promoção de talentos, os métodos de trabalho das seleções e as relações do futebol com a publicidade, a medicina, a economia e a integração social fazem parte dos temas em cima da mesa. 


Michel Platini, Pierluigi Collina, Emilio Butragueño, Gérard Houllier, David Gil, Ricardo Monteiro e Gianni Infantino são algumas das personalidades convidadas.


Fernando Gomes garante que este é «o congresso sobre futebol com o melhor painel de oradores jamais organizado em Portugal».


O «Football Talks» decorre entre 13 e 15 de janeiro no Centro de Congressos do Estoril. Na quarta-feira, pela primeira vez, a FPF vai promover a gala Quinas de Ouro, cujos prémios «visam homenagear e celebrar as contribuições individuais e coletivas de um século de história».


O Comité de Prémios da FPF é responsável pela escolha dos vencedores de grande parte das categorias. O número de internacionalizações, golos, jogos, títulos, prémios individuais e presenças de honra são critérios que vão pesar na decisão do júri.

Ainda assim, o público pôde votar para escolher o melhor 11 histórico, o melhor 11 contemporâneo, o melhor 11 do centenário e os melhores jogadores de futebol feminino, futsal masculino e feminino e futebol de praia.