Portugal realiza este domingo um primeiro «teste» para a fase final do Euro2016 frente à Noruega no Estádio do Dragão. Fernando Santos garante que será um teste a sério «para meter o pé» e para ganhar, caso contrário, na opinião do selecionador, não valia a pena fazer estes jogos.

«Eles sabem disso, em todos os jogos particulares em que participámos disse a mesma coisa, para mim não há jogos particulares, há jogos de futebol, há um país a olhar para nós. Além disso as vitórias dão-nos confiança para mais à frente. Acredito que a equipa vai defrontar a Noruega sem facilitismos.

Nestas alturas, um dos maiores receios é uma lesão que afaste um jogador da fase final. «Não digo aos jogadores para não meterem o pé, para não correrem, senão não valia a pena fazer estes jogos. Espero que isso não aconteça com ninguém, mas e fossemos com cautelas estes jogos não serviam para nada», acrescentou.

Um teste com uma seleção nórdica já a pensar no primeiro embate na fase final frente à Islândia. «No plano teórico, jogam em 4x4x2, um futebol nórdico que tem características próprias, muito semelhantes com aquilo que joga a Islândia, embora não hajam duas seleções iguais. A escolha da Bulgária também tem a ver com isso. Dois avançados móveis, quatro médios, uma equipa muito compacta a defender, com boa dinâmica ofensiva. Nesse aspeto é importante para ver como conseguimos atuar contra dois avançados. Em termos ofensivos também temos de ver como a equipa se equilibra para não ser apanhada nas transições. É isso que espero da Noruega, uma seleção que está em remodelação, com muitos jovens», destacou.

Um primeiro teste para uma fase final que todos esperam que chegue o mais rápido possível, mas sem ansiedade, pelo menos da parte do selecionador. «Todos queremos jogar, se possível já amanhã, mas agora com 61 anos acham que não vou dormir? São muitos anos disto par ter essa ansiedade. Queremos é que o dia 14 chegue já amanhã, eu e os jogadores. Todos queremos jogar. Até o povo português, os onze milhões, querem começar a jogar», referiu ainda.