Luís Boa Morte foi hoje (segunda-feira) convocado pela primeira vez para a selecção A de Portugal. Aos 24 anos, o jovem português veste a camisola dos ingleses do Fulham, onde tem desempenhado um papel determinante já que, para além de ser o terceiro melhor marcador da equipa (20 golos), foi o autor do tento que permitiu à equipa londrina ascender à Premier League. 

Formado nas escolas do Sporting, onde nunca alinhou na equipa principal, Boa Morte foi emprestado ainda júnior ao Lourinhense, último clube onde alinhou em Portugal. Em 1997 viajou para Inglaterra, onde vestiu a camisola do Arsenal. 

A maior parte da carreira profissional do português tem sido realizada ao serviço de equipas inglesas, alinhando ainda no Southampton, na época 1999/2000 e, actualmente, no Fulham. 

Chamado por diversas vezes à selecção sub-21, Luís Boa Morte vestiu a camisola das «quinas», pela última vez, no Torneio Vale do Tejo, realizado entre selecções B no passado mês de Janeiro.

O futuro de Luís Boa Morte ainda não está definido, já que o interesse de vários clubes portugueses, entre os quais o Benfica, opõe-se ao direito de preferência do Fulham sobre o jogador. De acordo com declarações recentes do empresário de Boa Morte, Amadeu Paixão, a equipa inglesa «tem uma cláusula segundo a qual pode usar direito de preferência sobre o jogador, por isso se outro clube oferecer uma proposta, basta ao Fulham oferecer o mesmo para ficar com ele. Acho, portanto, muito provável que ele fique no estrangeiro», concluiu.