Ion Timofte, antigo jogador do F.C. Porto e do Boavista e comentador do Maisfutebol, é um dos melhores amigos de Fernando Couto. Jogaram juntos, durante três anos, no clube portista, e desde aí conservam uma relação que vai muito para além do futebol. Há alguns meses, quando o Boavista foi jogar a Roma, em encontro a contar para a Taça UEFA, Timofte deslocou-se de Timisoara, cidade romena onde reside, à capital italiana, tendo tido, nessa ocasião, oportunidade de estar com o defesa-central português, na residência de Fernando Couto. 

Uma amizade sólida faz de Timofte uma das pessoas mais avalizadas para falar sobre o actual estado de espírito do defesa da Lazio, a contas com um complicado processo, depois de ter acusado positivo na análise, e na contra-análise, referente ao jogo que realizou em Florença. «Acredito 200 por cento na sua inocência», começou por sublinhar o romeno, em declarações ao Maisfutebol. 

«Toda a gente que percebe de futebol sabe que o Fernando seria incapaz de fazer um coisa dessas. É significativo que toda a gente, em Portugal e em Itália, defenda o jogador, o que só prova que a sua integridade está acima de qualquer suspeita», acrescentou Timofte. Para o ex-jogador romeno, ainda é possível evitar um castigo: «Se houvesse penalização, seria uma enorme injustiça. Julgo que ainda é possível evitar que esaa injustiça aconteça. Não estou por dentro dos pormenores, mas sei que os últimos testes que o Fernando são bastante avançados e podem ajudar a esclarecer tudo». 

«Tudo não passa de um equívoco» 

Timofte reforça a tese de inocência do seu amigo e ex-companheiro de equipa. E explica: «O que aconteceu ao Fernando podia ter acontecido a qualquer jogador. É um dos perigos do futebol moderno, a pressão de ter que combater o doping pode levar a injustiças. Como é possível acusar um inocente, como é este caso. Os médicos da Lazio parecem-me pessoas sérias e vejam como eles garantem que o Fernando está inocente!» 

«Por vezes», observa Timofte, «a própria ingestão de alimentos pode levar à detecção de níveis proibidos. Tem-se falado muito dessa hipótese nos últimos dias, e pode muito bem ser o que aconteceu ao Fernando». 

Realçando a confiança que deposita na integridade de Fernando Couto, Timofte manifestou a sua convicção de que «o Fernando prove já no jogo em França, pela selecção, que está inabalável e continua no seu melhor». 

«Ele está tranquilíssimo» 

Desde que rebentaram as notícias sobre o controlo positivo, Timofte tem falado regularmente ao telefone com Fernando Couto. E garante que o português não perdeu a tranquilidade: «Como sabe que está inocente, está tranquilíssimo. Continua a mesma pessoa e sei que vai dar a volta por cima». 

Timofte apresenta a sua estranheza em relação aos vários casos de nandrolona que já surgiram em Itália: «São situações a mais. Não acredito que todos os casos correspondam a situações de jogadores que se doparam. Há que encontrar a justiça».  
 

Outros artigos relacionados:

«O Boavista mereceu ganhar ao Sporting»

«Hagi é o melhor jogador da sua geração»

Conversas com Timofte