Fernando Santos considera que Portugal é claramente favorito para o jogo deste sábado frente à Letónia, mas também que a Seleção Nacional «vai ter de provar» esse favoritismo em campo. Para o selecionador, o mais importante é mesmo garantir a conquista de mais três pontos, quanto ao volume do resultado, logo se vê.

«Amanhã temos um jogo importante, frente a uma equipa que nos vai criar muitas dificuldades, porque fora de casa, normalmente costuma criar muitas dificuldades aos adversários. Não vai ser fácil, vai depender daquilo que conseguirmos fazer. Obviamente somos favoritos, é natural que assim seja, mas não é porque os outros são fracos, não jogam bem ou porque Portugal é o melhor do mundo. Não. Somos favoritos porque temos melhor equipa, mas temos que o provar em campo, senão isso não serve para nada, só serve no papel. Temos que estar concentrados, preparados e com a atitude correta. Se tivermos isso, parece-me que com maior ou menor dificuldade, iremos ganhar», destacou logo a abrir a conferência de imprensa de antevisão do quarto jogo de qualificação para o Mundial2018.

A diferença de golos pode vir a ser decisiva nas contas finais do grupo, mas Fernando Santos insiste que o mais importante, este sábado, é mesmo vencer. «Não há nenhum treinador no mundo que depois de fazer um golo diga para a sua equipa não fazer mais, porque quer ganhar por 1-0. Ganhar é o objetivo principal. Ainda há pouco dizia o João (Mário) que se tiver que ser por 1-0, que seja. 1-0 vale três pontos. Isso é partindo do pressuposto que vamos ganhar. Não há nenhum treinador, jogador ou equipa, que se limita a querer ganhar por diferença qualquer de golos. Vocês partem de um plano ao contrário do nosso, que é Portugal vai ganhar e marcar muitos golos. Nós partimos de um plano diferente: Queremos ganhar, vamos fazer tudo para ganhar e para isso é preciso marcar golos e não sofrer», atirou.

Em relação à equipa que Fernando Santos vai escolher para o início do jogo. «O Pepe não está, seguramente não vai jogar. Muitas alterações? Não sei o que isso significa, tenho 24 jogadores ao meu dispor, sei qual é a equipa que vai jogar e acredito que até ao jogo não haverá nenhum problema. Sei que a equipa está preparada e que sabe o que terá que fazer. Como de costume, amanhã de manhã voltaremos a abordar algumas questões relacionadas com o jogo. É sempre o que fazemos, é uma prática nossa para lá do que fazemos ao longo da semana, de maneira a que os jogadores tenham conhecimento total do nosso adversário e do que em termos estratégicos a equipa deve fazer. Tenho total confiança em todos os jogadores», referiu ainda.