Quando Portugal subir este sábado ao relvado do Estádio Bollaert-Delelis, em Lens, para defrontar a Croácia para os oitavos-de-final do Euro 2016 Nani terá certamente um sentimento especial.

Se jogar, como tudo indica considerando as opções de Fernando Santos, o extremo de 29 anos, que tem estado em evidência na prova e já marcou dois golos, vai cumprir a sua centésima internacionalização por Portugal.

O feito, de chegar aos três dígitos em internacionalizações, só foi conseguido na história da Seleção Nacional por três futebolistas.

Depois de Cristiano Ronaldo, que vestiu a camisola da seleção A por 129 ocasiões, Luís Figo (127) e Fernando Couto (110), chegou agora a vez de Nani entrar no clube dos 100.

O jogador formado no Sporting, que ao que tudo indica neste defeso trocará o Fenerbahçe pela liga italiana (provavelmente o Inter de Milão), é o quarto em termos absolutos e o segundo em atividade com mais internacionalizações. Além disso, Nani está prestes a entrar no top-10 dos maiores goleadores da história da seleção. Está a dois golos de Nené e Simão, que marcaram 22 pela «Equipa das Quinas» e ocupam ex-aequo o nono lugar de uma lista liderada por, claro está, Cristiano Ronaldo (60 golos).

Tudo começou a 1 de setembro de 2006, quando Nani assinalou a sua estreia pela Seleção A de Portugal com um golo na vitória por 4-2 sobre a Dinamarca em jogo particular.

Este sábado, em Lens, num jogo decisivo deste Euro 2016 ninguém desdenhará se Nani quiser assinalar da mesma forma o seu 100.º jogo por Portugal.