Orlando Sá veio a público falar sobre o leque de escolhas de Fernando Santos para o ataque da seleção nacional. O avançado do Legia de Varsóvia lembrou os 25 golos marcados no último ano e meio, apresentando o número como argumento de peso.

A questão não é nova e suscita polémica a convocatória divulgada. Para o jogo com a Sérvia, o selecionador convocou Hugo Almeida e Éder. No encontro particular com Cabo Verde, Fernando Santos irá testar outras soluções, utilizando recursos disponíveis no campeonato nacional: Rui Fonte e Lucas João.

Observando os números, um pouco por todo o mundo (apenas em escalões principais), percebe-se que Cristiano Ronaldo está numa dimensão à parte mas surgem alguns registos a ter em conta.

Hugo Almeida não está entre os melhores marcadores portugueses, até ao momento, limitando-se a um golo com a camisola do Kuban Krasnodar, na Rússia, após meia época no Cesena de Itália.

Flávio Paixão é o segundo goleador luso na temporada 2014/15. Na Polónia joga ainda o irmão Marco, que perdeu o arranque da época devido a lesão, e Orlando Sá. 11 golos para este último, desde julho do ano passado.

Marco Matias não foi convocado para o particular frente a Cabo Verde mas apresenta o melhor registo em Portugal. São 15 golos para o extremo entre Liga, Taça de Portugal e Liga Europa. Curiosamente, mais que Lucas João, o ponta-de-lança chamado por Fernando Santos para o segundo compromisso da seleção.

Rui Fonte marcou apenas um golo na Liga mas chegou ao Belenenses em janeiro, após 17 remates certeiros no segundo escalão, pelo Benfica B. 

Destaque final para um nome que pode entrar na órbita da seleção nacional a curto ou médio prazo. Luka Zahovic, filho de Zlatko, continua a demonstrar a sua qualidade na Eslovénia, ao serviço do Maribor. Tem 19 anos, 11 golos marcados em 2014/15 e já falou publicamente sobre o desejo de representar a equipa das Quinas.

Melhores marcadores portugueses:

1. Cristiano Ronaldo, Real Madrid (Espanha): 42 golos
2. Flávio Paixão, Slask Wroclaw (Polónia): 16 golos
3. Marco Matias, Nacional da Madeira (Portugal): 15 golos
4. André André, Vitória de Guimarães (Portugal): 13 golos
5. Bruno Moreira, Paços de Ferreira (Portugal): 12 golos
6. Nani, Sporting (Portugal): 11 golos
    Orlando Sá, Légia de Varsóvia (Polónia): 11 golos
8. Guedes, Penafiel (Portugal): 9 golos
9. Éder, Sporting de Braga (Portugal): 8 golos
10. Lucas João, Nacional da Madeira (Portugal): 7 golos
      Edinho, Kayseri Erciyesspor (Turquia): 7 golos