Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, reagiu com natural agrado à decisão do Tribunal Arbitral do Desporto de reduzir castigo de Fernando Santos de oito jogos de castigo para dois, mais dois de pena suspensa.
 
«Acabámos de conhecer a decisão do TAS. Naturalmente que é uma decisão que tínhamos alguma expetativa que viesse a acontecer», começou por dizer Fernando Gomes.
 
«Acima de tudo é uma decisão que repõe a verdade e a justiça, relativamente a uma atitude menos conseguida de Fernando Santos. Mas, daquilo que conhecíamos de Fernando Santos, sendo uma pessoa de bem e de carácter, em nenhuma circunstância merecia uma penalidade tão dura como aquela que lhe foi atribuída pelo júri de recurso da FIFA.»
 
Depois o presidente da Federação Portuguesa de Futebol passou à parte dos agradecimetnos.
 
«Neste momento, uma palavra de grande apreço e de solidariedade ao Fernando Santos. A decisão final está longe do que podíamos esperar, mas de alguma forma pode constituir uma vitória da equipa de advogados, bem como da equipa de juristas da Federação, que definiram uma estratégia, levaram a água ao seu moínho e conseguiram a redução da pena que era bastante injusta», referiu.
 
«Não posso deixar de agradecer à comunicação social, que respeitou todo o silêncio da Federação. Mas esse silêncio fazia parte de uma estratégia dos advogados e acabou por permitir também alcançar os bons resultados que atingimos.»
 
Fernando Gomes aproveitou também o momento para lembrar que há uma vitória mais importante a consquistar já no próximo fim de semana.
 
«É uma vitória relativa, porque as vitórias são consideradas dentro de campo. Acima de tudo temos o jogo de domingo, que é fundamental para as aspirações de Portugal na qualificação para o Euro 2012», lembrou.
 
«Independentemente desta decisão ser positiva para as cores de Portugal, e para o próprio Fernando Santos, não posso deixar de apelar para que todos nós façamos tudo para conseguir a vitória frente à Sérvia no domingo. Esse sim é um resultado fundamental.»