Rui Jorge não escondeu o desalento na chegada a Lisboa depois da derrota na final do Campeonato da Europa de sub-21 diante da Suécia, no desempate por grandes penalidades, depois de um percurso sem derrotas, mas admite que vai renovar contrato e continuar a seleção nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
 
«Ainda custa muito falar sobre o Campeonato da Europa, mas quando acordarmos amanhã, vamos perceber que aquilo que fizemos foi extremamente positivo. Foi muito bom para os jogadores e para o futebol nacional», destacou o selecionador já no aeroporto de Lisboa, onde a comitiva portuguesa chegou perto das cinco da manhã.
 
Portugal caiu no desempate por grandes penalidades (3-4), mas o treinador realçou o percurso da equipa até à final. «Os jogadores tinham feito um percurso tremendo. Nunca faltou ambição. O comportamento dentro e fora do campo foi tremendo. Não é fácil para os jogadores, numa fase final de época, quando está toda a gente de férias, irem para um Campeonato da Europa, mas estavam cem por cento focados», salientou.
 
Apesar de tudo, a seleção garantiu o objetivo de qualificação para os Jogos Olímpicos e Rui Jorge admite continuar a liderar a equipa. «Houve uma conversa com o presidente, depois do jogo da meia-final, em que manifestou o interesse em que eu continuasse. Foi apenas uma declaração de intenção, mas iremos falar. Sempre disse que gosto deste espaço e deste desafio de ter jogadores desta idade, a precisarem de dar o salto no futebol nacional. É um trabalho que me satisfaz», comentou.