Fernando Santos deposita total confiança nas capacidades de Cristiano Ronaldo e quando lhe perguntaram o que lhe pede antes dos jogos, o selecionador respondeu rápido: «Nada».

«Não se pede nada. Pede-se para ser igual a si próprio. O Cristiano tem demonstrado isso de forma eficaz. O seu peso, a sua liderança junto da equipa, é um excelente capitão e dá-nos sempre um exemplo em campo, com uma grande humildade e servindo a equipa em todos os momentos do jogo. É isso que irá fazer amanhã», destacou na conferência de imprensa de antevisão do jogo desta quarta-feira com o Chile, relativo à meia-final da Taça das Confederações.

Juan Antonio Pizzi também falou com grande confiança na antevisão do jogo, mas nesse aspeto Fernando Santos prefere esperar pelo embate em campo. «Disse que havia três candidatos fortíssimo, um deles era o Chile e outro Portugal. Tenho confiança total em relação à minha equipa. Respeito as declarações do Juan Antonio, mas depois vamos ver em campo. Lá estaremos com a disponibilidade total e com uma confiança inabalável de que vamos estar São Petersburgo [palco da final]», referiu ainda.

Uma confiança que os jogadores portugueses também vão exibindo nas redes socias. «O mais importante desta seleção, e já lá vão dois anos, é o nós, é conseguir que este grupo e este espírito esteja vinculado com a equipa. É isso que faz com que a equipa e os jogadores nunca achem que são os melhores do Mundo, mas que também não tenham medo de jogar com os que acham que são os melhores do Mundo», comentou.

Quanto à competição que está a decorrer na Rússia. «Não pode ser considerado o parente pobre porque estão sempre aqui os campeões das várias confederações. Nunca pensámos assim, sempre demonstrámos um grande respeito e uma grande vontade de vencer. Para mim é mais um jogo, todos os jogos de Portugal para mim são importantes. Estando a representar o meu país, o meu povo, todos os jogos para mim são importantes. Claro que é diferente uma final e um jogo de qualificação, mas no respeito é sempre foco total», destacou ainda.