Portugal nunca perdeu com a Noruega. Num total de oito jogos, a Selecção Nacional somou seis vitórias e consentiu apenas dois empates, com a particularidade de ter vencido todos os quatro jogos oficiais. A estatística é ainda favorável às cores nacionais nos jogos disputados no Estádio Ullevaal, em Oslo, com três triunfos e apenas um empate. Números animadores na véspera do segundo embate da fase de qualificação para o Euro-2012, mas a verdade é que Portugal, até à passada sexta-feira, somava apenas vitórias nos jogos com Chipre.

Os «duelos» com os noruegueses já têm uma longa história de mais de quarenta anos. Começaram no Estádio Nacional, em Lisboa, num jogo de preparação dos «magriços» para o Mundial-66, que acabou com o resultado mais dilatado nos embates entre os dois emblemas (4-0), com um «bis» de Eusébio e outro de José Augusto. Uma antecipação para os dois jogos que os dois países haveriam de jogar no ano seguinte, na fase de qualificação para o Euro-68. Mais dois triunfos para Portugal, ambos por 2-1, com a particularidade de no jogo da Antas ter sido Torres, que faleceu na passada na sexta-feira, a abrir o marcador.

Onze anos depois, os noruegueses voltaram a surgir no caminho dos portugueses para mais uma fase de qualificação, desta feita para o Euro-80, com mais dois triunfos lusitanos, agora comandados por Mário Wilson: o primeiro em Oslo (1-0), com golo de João Alves; o segundo em Lisboa (3-1), com golaço de Artur e «bis» de Nené. Quatro jogos oficiais, quatro vitórias portugueses.

Queiroz já defrontou a Noruega

Seguiram-se mais três jogos de preparação. Primeiro um empate no «velhinho» São Luís, em Faro, com a particularidade de ser Carlos Queiroz o seleccionador. Já com a «geração de ouro» integrada, o golo português no Algarve foi assinado por Oceano. A equipa preparava-se para a qualificação para o Mundial-94 que terminou com a tempestuosa saída de Queiroz depois de uma derrota em Itália. Nelo Vingada assumiu o comando a tempo de ir empatar, pela primeira vez sem golos, a Oslo em mais um jogo particular.

O último encontro com a Noruega foi em 2003, já com Luiz Felipe Scolari ao comando, na preparação para o Euro-2004. Pauleta marcou o golo solitário aos nove minutos.

Portugal volta, esta terça-feira, a encontrar a Noruega. Será o nono jogo, o quinto de carácter oficial, sempre em fases de qualificação para campeonatos da Europa. Os antecedentes são bons. Mas os de Chipre, até à última sexta-feira, também o eram.

Os oito jogos com a Noruega

12-6-66, no Estádio Nacional: Portugal-Noruega. 4-0 (jogo de preparação)

8-6-67, no Estádio Ullevaal: Noruega-Portugal, 1-2 (qualificação para o Euro-68)

12-11-67, no Estádio das Antas: Portugal-Noruega, 2-1 (qualificação para o Euro-68)

9-5-79, no Estádio Ullevaal: Noruega-Portugal, 0-1 (qualificação para o Euro-80)

1-11-79, no Estádio Nacional: Portugal-Noruega, 3-1 (qualificação para o Euro-80)

10-2-93, Estão São Luís: Portugal-Noruega, 1-1 (jogo de preparação)

20-4-94, Estádio Ullevaal: Noruega-Portugal, 0-0 (jogo de preparação)

10-9-2003, Estádio Ullevaal: Noruega-Portugal, 0-1 (jogo de preparação)