Shaquille O Neal já tem um lugar entre os jogadores imortais dos LA Lakers. O clube retirou a sua camisola número 34 e colocou-a no topo do Staples Center, ao lado de mitos eternos do basquetebol como Wilt Chamberlain, Kareem Abdul-Jabbar ou Magic Johnson.

Foi numa cerimónia ao intervalo do jogo com os Dallas Mavericks, que os Lakers venceram por 101-81. Shaq teve ao seu lado Phil Jackson, o mítico treinador dos LA Lakers, e antes dos Chicago Bulls, e personalidades como o ator Jack Nicholson. E ouviu uma mensagem de Kobe Bryant, a atual estrela dos Lakers. «Foste o fenómeno físico mais dotado que vi jogar este jogo. O tamanho e a agilidade. Talento natural», disse Kobe.

Quanto a Shaq, agora com 41 anos, deixou vários agradecimentos, em especial à família: «Aos meus seis lindos filhos, quero agradecer-lhe por aturarem a agenda esquisita do pai. Obrigada por aturarem as minhas sestas e as minhas mudanças de humor. E obrigado por gostarem de mim depois de jogos maus.»

Shaq jogou em várias equipas e esteve nos Lakers durante oito épocas entre 1996 e 2004, tendo ganho três títulos de campeão seguidos entre 2000 e 2002. Retirou-se em 2011, ao fim de 19 épocas na NBA.

Veja as imagens da homenagem a Shaq na galeria associada.