É difícil não gostar do Rio Ave, e da forma como aborda os jogos.

Também é igualmente difícil olhar para Pedro Martins e não ver um bom treinador. E um bom líder.

A equipa de Vila do Conde teve um início de ano conturbado: quatro derrotas consecutivas na segunda metade de janeiro, duas para a Taça da Liga; e cinco jogos sem ganhar em fevereiro e na primeira ronda de março.

A retoma, que se estende ao jogo de sábado com o Benfica, começou há apenas uma ronda, em Penafiel.

Olhando para lá dos resultados, o Rio Ave é uma equipa organizada, bem montada e que joga bom futebol. Não tem, como não têm todos os não-grandes, os melhores jogadores do país, mas apresenta-se como grupo honesto e que procura lutar pelos três pontos onde e com quer que seja.

No sábado, o Benfica marcou cedo. Marcelo lesionou-se primeiro, depois foi Hassan. Problemas que surgiram do nada, sem contacto dos rivais. Pedro Martins teve de refazer a sua defesa e o ataque antes do intervalo.

Com apenas mais uma carta para jogar, o treinador não esperou por uma jogada de desespero. Aos 59 minutos, antes de Jesus mexer em alguma coisa, lançou-se para o ataque com Diego Lopes, um dez muito móvel. O futebol do Rio Ave passou a ter a ligação que lhe faltava.

Pedro Martins mostrou que, por vezes, basta uma boa ideia para se ganhar um jogo.

O encontro virou, e o golo de Del Valle premiou a irreverência dos locais. A mesma irreverência que, por vezes, vemos nas redes sociais, em alguns jogadores, como em Ukra. Essa qualidade tem passado para os relvados.

Sim, era o Benfica e frente aos grandes a motivação sempre é a máxima –, mas é difícil não gostar deste atrevimento. Desta consciência de que dizer que no futebol tudo é possível não é apenas uma ideia que se atira para o ar sem qualquer tipo de convicção.

Parabéns, e bem-vindo de volta, senhor Rio Ave!

P.S. Diego Lopes não reúne consenso. Há quem não goste, confesso que vejo ali talento e um bom futuro. Perto dos 21 anos, nota-se que está a crescer.

Luís Mateus é subdiretor do Maisfutebol e pode segui-lo no  TWITTER.